Vias aferentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Grandes vias aferentes
As vias aferentes são responsáveis pela condução de estímulos sensoriais originados pela relação do organismo com o ambiente, os quais são conduzidos pelos nervos espinais ou cranianos para o sistema nervoso supra-segmentar.
TemperaturaDor
Pressão
Gerais Tato
Propriocepção

Somáticas

Vias aferentesEspeciais

Gerais
Viscerais

Especiais

O objetivo desde trabalho restringe-se em caracterizar apenas uma das chaves acima demonstradas – as aferênciassomáticas gerais, as quais veiculam estímulos:
1. Exteroceptivos: captados na pele pelos seguintes receptores específicos às respectivas modalidades sensitivas:
Tato
Pressão Mecanorreceptores
Vibração


Dor protopática e epicrítica Nociceptores

Temperatura Termorreceptores
2. Proprioceptivos: veiculam estímulos colhidos ao nível dos músculos estriados,articulações, ligamentos e periósteo. São responsáveis pelos seguintes tipos de sensibilidade:
Cinética (cinestesia);
Postural (artrestesia);
Vibratória (Palestesia);
À pressão profunda (barestesia).

É importante saber que as sensações complexas são experienciadas graças à união de diversas sensações individuais. Um exemplo é a estereoagnosia, responsável pela capacidade que temos deidentificar um objeto com as mãos e que não acontece apenas com o sentido do tato, mas com a combinação das sensações acima descritas acontecendo concomitantemente.

Antes de passarmos ao estudo das vias, faz-se necessária uma pequena revisão sobre os elementos que compõem as vias:

Neurônio 1: é o típico neurônio pseudo-unipolar, cujo prolongamento periférico transforma-se nos tipos de receptoresmencionados, e cujo prolongamento central atinge a medula na raiz posterior.
Neurônio 2: seu corpo celular localiza-se no corno dorsal da medula ou em um núcleo do tronco. Seu axônio tem destino ascendente e cruza o plano mediano em alguma parte do trajeto, originado um tracto ou lemnisco.
Neurônio 3: origina-se em algum dos núcleos talâmicos, de onde se projetam para o córtex.

Vias quepenetram no sistema nervoso central pelos nervos espinhais:

DOR E TEMPERATURA:

São muito especiais para a clínica médica, dada a importância que a dor tem em nossa cultura, além da incidência da dor crônica em pacientes com câncer ou outras doenças.
Os estímulos de dor e temperatura são captados por terminações nervosas livres e ascendem por duas vias diferentes a depender do tipo de dor emquestão.
1. Via neoespino-talâmica: É filogeneticamente mais recente e conduz, além da temperatura, a dor em pontada, a qual se é capaz de delimitar e caracterizar.
O neurônio 1 atinge a medula pela raiz dorsal e faz sinapse com o neurônio 2, localizado no corno posterior. Este cruza, imediatamente, o plano mediano, pela comissura branca, atingindo o funículo lateral do lado oposto, de ondeascende pelo tracto espino-talâmico lateral. Ao nível de ponte, este tracto une-se ao tracto espino-talâmico anterior que, juntos, constituem o lemnisco espinhal. Este termina, finalmente, no tálamo, no núcleo ventral póstero-lateral. A partir do tálamo, o neurônio 3 emitirá projeções para as áreas somestésicas do córtex, localizada no giro pós-central (áreas 3,2 e 1 de Broadmann). Diz-se que há,...
tracking img