Viagem ao mundo da fantasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:

Diversos estudos apontam os benefícios da inserção precoce das crianças no universo letrado. Da mesma forma que a leitura e a escrita estão presentes no mundo, tais atividades também estão presentes nas vidas crianças que criam hipóteses sobre esse complicado sistema de comunicação. O contato com a leitura já começa na primeira infância e não se confunde com a alfabetização.
Ogosto pela leitura vem de um processo que se inicia no lar. Mesmo antes da aprendizagem da leitura, a criança aprecia o valor sonoro das palavras. Aprende-se a gostar do livro pelo afeto, quando a mãe canta ao embalar o berço, ou narra velhas histórias aprendidas pelos avôs. Desde cedo observamos o mundo, nos familiarizamos com ele e tentamos compreendê-lo e. A partir desta concepção, entendemosque a Educação Infantil deve se preocupar em oferecer, para todas as faixas etárias, atividades que propiciem o contato com a nossa cultura (o que inclui o acesso a materiais escritos) respeitando o interesse, as necessidades de exploração, a criatividade, auto-estima, e potencialidade de cada sujeito envolvido.
Muitas vezes as crianças encontram alguém que lhes conta uma história, ou um conto deum livro. Imediatamente começa uma longa viagem: de afetos, de surpresas, de imaginação. Cada frase dita é fantasiada e, como num passe de mágica, as crianças estão imersas e impregnadas nesse mundo que no princípio, parecia apenas ser feito de letras impressas em um papel para serem decifradas. Mas ao ouvir as histórias, as crianças percebem que a escrita é muito mais do que isso, que letras, àsvezes servem apenas para ocultar ou esconder a surpresa que está por vir. (ABRAMOWICZ e WAJSKOP, 1999, p.63)
2.1 A importância do livro

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do individuo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos nossa capacidade critica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora alinguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparando a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhemos.

2. Justificativa.

Numa proposta deorientação para docentes de educação infantil sobre o projeto “viagem ao mundo da fantasia” com literatura infantil pretendeu-se garantir tanto o dever como o direito de crianças em educação Infantil terem acesso à literatura infantil, como capacitar para um trabalho qualitativo dessa modalidade em sala de aula, vislumbrando a formação do leitor.
Com o objetivo de estimular a fala, ampliar orepertório lingüístico das crianças, contribuir para o desenvolvimento de suas competências artísticas e permitir o contato com livros diversos, inserindo-as em nossa cultura letrada e na formação de futuros leitores, foi desenvolvido o “Projeto Viagem ao mundo da fantasia” com a turma do jardim II, composta por 21 crianças, na Creche Pré-Escola São José.
O trabalho desenvolvido consistiu na leitura dehistórias, poesias, parlendas, adivinhas textos diversos e na recontagem e confecção de livros na sala de aula.

3. Objetivos

3.1 Objetivo geral

A Literatura Infantil apresenta-se como uma ferramenta indispensável à aprendizagem por possibilitar às crianças o imaginário, a fantasia, a possibilidade de responder dúvidas em relação a tantas perguntas, de encontrar novas idéias parasolucionar questões e também para que se torne mais crítico frente à realidade que elas vivem. O principal objetivo é incentivar a leitura e o conto de histórias, tornar a leitura e a narração em um tempo de diversão, de encontro e de comunicação.

3.2 Objetivos específicos

* O desenvolvimento da fala;
* O desenvolvimento da competência artística;
* A formação de futuros...
tracking img