Vetores e matrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| ExameER | 1º Período13/07/12 | GABARITO - BIOLOGIA Leonardo Santos, William Sant’Anna | Recuperação2º ANO EM | Turma2211 | | Nota |
| Nome completo do aluno sem abreviatura e a caneta azul ou preta. O não cumprimento desta norma acarretará em nota zero | | |

CARO ALUNO, este exame é um documento pessoal e intransferível, que deverá ser respondido somente por você, a caneta azul oupreta e sem a utilização de qualquer meio ilícito como cola, calculadora, etc. O não cumprimento desta norma acarretará na retirada do exame, seguida de nota zero e outras sanções cabíveis. As questões objetivas possuem apenas 1 opção correta em cada questão, cujas respostas não necessitam, obrigatoriamente, de justificativa. A não marcação de qualquer opção ou a marcação de mais de uma opçãoacarretará automaticamente em nota zero na questão. Nas questões discursivas, a leitura cuidadosa dos enunciados, a boa apresentação, a organização, a limpeza, a objetividade, a clareza, o correto uso da língua portuguesa, a boa legibilidade e capricho da letra, a não rasura, o não uso de corretivo, etc, todos constituem fatores que certamente serão levados em consideração na sua resposta e,consequentemente, influenciarão na nota final. Portanto, seja objetivo, claro, cuidadoso, honesto e íntegro com este documento. BOM EXAME!

1) (UERJ) Um dos equipamentos de segurança de uma cápsula espacial tripulada efetua a remoção do gás carbônico desse ambiente. Admita que, após um acidente, esse equipamento tenha deixado de funcionar. Observe as curvas do gráfico abaixo:

(www.google.com/image).A curva que representa a tendência do que deve ter ocorrido, após o acidente, com o pH sanguíneo dos tripulantes está identificada por:

(A) W.
(B) X.
(C) Y.
(D) Z.

2) (UNICAMP) O esquema a seguir representa o mais recente sistema de classificação do Reino Plantae.

(www.google.com/image)

Os algarismos romanos representam a aquisição deestruturas que permitiram a evolução das plantas. Quais são as estruturas representadas por I, II e III? Qual a função da estrutura representada em I?

Resposta:
I – Vasos condutores;
II – Sementes;
III – Flores e frutos;
Os vasos condutores representados em I correspondem ao xilema e ao floema. O xilema transporta a seiva bruta enquanto que o floema transporta a seiva elaborada.3) (UFF) Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia vegetal e nas figuras I e II:

(www.google.com/image).

a) justifique o fenômeno apontado pela seta na figura II que ocorre após o destacamento de um anel completo da casca do tronco da planta (anel de Malpigni);
Resposta:
O fenômeno apontado na seta da figura II ocorre porque o anel de Malpigni removeu o floema e seivaelaborada não pôde descer e, por isso, se acumula na região acima do anel.

b) informe o que acontecerá com a planta após um período prolongado sem esse anel. Explique.
Resposta:
A planta morre porque, com a retirada do floema pelo anel de Malpigni, as raízes não poderão receber seiva elaborada e ficarão sem nutrientes.

4) (FGV) Para demonstrar a ação da saliva na etapainicial do processo digestivo, um professor de biologia realizou o seguinte experimento:

Em um tubo de ensaio (tubo I) adicionou uma solução de água e amido. Em outro tubo de ensaio (tubo II) fez o mesmo, mas adicionou ao tubo um pouco da saliva de um dos alunos. O professor informou aos alunos que manteria os tubos à temperatura ambiente por 30 minutos, após os quais pingaria em cada tubo umagota de iodo, o qual é capaz de identificar a presença de amido na solução tornando-a roxa. Enquanto aguardavam os 30 minutos, o professor solicitou aos alunos que discutissem o experimento.
Marcelo disse que, após pingar o iodo, a solução do tubo I continuaria incolor, e a do tubo II ficaria roxa. Paulo, contudo, disse que ocorreria exatamente o contrário.
Mirela disse que, como o dia estava...
tracking img