Veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS - AULA 01 ANOTAÇÕES DE AULA FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Conceito: Consiste no estudo das funções do coração, dos vasos sanguíneos e do sangue. Função: a função primária do sistema cardiovascular é o transporte. A corrente sanguínea transporta numerosas substâncias essenciais à vida e à saúde, incluindo o oxigênio e nutrientes. O sangue também remove dióxido decarbono e outros produtos resultantes do metabolismo de cada célula, e os envia ao pulmão, ao rim ou ao fígado, onde serão eliminados. Substâncias transportadas pelo sistema cardiovascular: o sangue transporta os substratos metabólitos necessários para cada célula do organismo, incluindo oxigênio, glicose, aminoácidos, ácidos graxos e vários lipídeos. Também transporta de cada célula váriosmetabólitos a serem eliminados, incluindo dióxido de carbono, ácido lático, resíduos nitrogenados do metabolismo de proteínas e calor. O sistema cardiovascular também transporta mensageiros químicos, os hormônios, que são sintetizados e liberados pelas células de um órgão e são carreados por intermédio da corrente sanguínea a outras células num outro órgão, onde alteram a função desse órgão. Finalmente, osangue transporta água e eletrólitos, incluindo sódio, potássio, cálcio, hidrogênio, bicarbonato e íons cloreto.

Sistema Circulatório
Introdução: o sistema circulatório do mamífero consiste em um órgão central de impulsão, dividido em quatro compartimentos, o coração, e em um sistema de vasos para a circulação do sangue. Os vasos que levam sangue do coração para os órgãos são chamados artériase aqueles que trazem sangue dos órgãos para o coração, veias. Um outro sistema recolhe parte do fluído tissular, que constitui a linfa, e o transporta em direção às veias, são os vasos linfáticos. Estruturas: Coração: é um órgão musculoso oco, em forma de cone, cuja base se prende a outras estruturas torácicas por meio das grandes artérias, e cujo ápice se encontra inteiramente livre. Éconstituído pelo lado direito e esquerdo. Cada uma dessas porções é formada pelo átrio e pelo ventrículo que se comunicam por uma abertura átrio-ventricular. O volume do átrio é cerca de dois terços do volume do ventrículo. Ao átrio direito chegam às veias cava cranial e caudal e a veia coronária. Do ventrículo direito sai à artéria pulmonar. Ao átrio esquerdo chegam às veias pulmonares. Do ventrículoesquerdo sai à artéria aorta. Vasos: os vasos sanguíneos lembram as ramificações de uma árvore. As artérias se dividem em ramos menores, as arteríolas que por sua vez se dividem em ramos menores, os capilares. Estes se unem para formar as vênulas, que por sua vez formam as veias que desembocam no átrio direito do coração. Artérias: são estruturas tubulares que levam sangue do coração para os órgãos. Asmaiores artérias são conhecidas como artérias elásticas porque uma grande porção de sua parede se compõe de tecido elástico. As artérias menores contêm maior quantidade de músculo liso em suas paredes, o que controla o calibre dos vasos.

1

Capilares: são tubos de diâmetro minúsculo, compostos quase que exclusivamente de endotélio. A parede do capilar atua como uma membrana semipermeávelpermitindo que água, oxigênio e nutrientes deixem a corrente sanguínea. Veias: os capilares se unem para formar vênulas, que por sua vez, formam veias cada vez maiores. As veias apresentam um diâmetro interno maior do que as artérias que acompanham, tendo paredes mais finas, com apenas pequena quantidade de tecido muscular. Fluxo sanguíneo: Tipos: Fluxo contínuo: o sangue move-se através de vasossanguíneos pelo fluxo contínuo, que é rápido em longas distâncias. O transporte requer gasto energético e o tipo de energia para esse fluxo é a pressão hidrostática. A diferença de pressão entre dois pontos num vaso sanguíneo é denominada pressão de perfusão e permite ao sangue fluir através do vaso sanguíneo (ao longo do comprimento do vaso). A ação de bomba muscular feita pelo coração gera a...
tracking img