Vestigios de agua em outros planetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestigios de águas em outros planetas

Um estranho planeta do tamanho de Netuno, formado principalmente de água quente e sólida, foi descoberto não muito longe da Terra, e é uma das evidências deque outros planetas podem também ter oceanos.
"Não é um planeta lá muito hospitaleiro. A água está congelada pela pressão mas é quente. É meio estranho, estamos acostumados ao fato de a água mudarde condição devido à temperatura, mas na realidade a água também pode ser solidificada pela pressão", disse Pont.
O planeta que foi chamado GJ 436b, dificilmente suportaria a vida humana, devidaa grande quantidade de hidrogênio. Mas, se ele possue água em estado sólido pode existir também outros planetas, em outros sistemas solares, e portanto a vida.
O planeta é menor do que Jupiter,mas não pequeno o suficiente para ter um centro rochoso, como a Terra. "A partir do tamanho e da massa obtemos a densidade", afirmou Pont. E a densidade do planeta sugere que ele seja feito de água.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Descoberto outro planeta habitável além da Terra

Este é o primeiro planetafora do sistema solar com água em estado líquido. Á descoberta é um marco no estudo dos planetas extra-solares. Este é o primeiro destes objectos que tem a distância certa em relação à sua estrela parater uma temperatura semelhante à da Terra: entre zero e 40 graus Celsius. Ou seja, "tem a possibilidade de ter água em estado líquido à superfície", da enfase Bonfils.
O novo mundo, que foichamado Gliese 581c, orbita uma estrela uma entre a centena de estrelas mais próximas da Terra, que está localizada a cerca de 20,4 anos-luz.
A Gliese 581c tem um terço da massa do Sol e por isso entrana categoria das chamadas anãs vermelhas, mas esta é justamente "uma característica que faz delas um bom alvo para procurar eventuais planetas" que vivam na sua órbita, sublinha Xavier Bonfils...
tracking img