Tema ii - geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Terra, um planeta muito especial

A Terra é um planeta muito especial, pois é o único planeta que oferece condições à existência de vida. A Terra é um bem único a preservar para as gerações futuras.

Situação-Problema
* Qual o futuro do nosso planeta?
A Terra, que nos pode parecer grande, não é mais do que uma minúscula parte do Universo. Vivemos numa esfera colorida, bonita e únicada qual dependemos, tal como os outros organismos vivos. Por isso, é importante conhecê-la, estimá-la e aprender a geri-la com sabedoria.

1. Formação do Sistema Solar
A formação do Sistema Solar e a origem da Terra suscitaram diferentes explicações científicas ao longo do tempo. Foi graças a técnicas de observação do Universo consideravelmente aperfeiçoadas, sobretudo durante o século XX,que foi possível precisar o lugar do planeta Terra no Universo e conhecer melhor as características físicas e químicas dos numerosos corpos do Sistema Solar.
A possibilidade de observar mais e melhor deve-se ao desenvolvimento de tecnologias, que possibilitam a recolha de um vasto leque de dados e a sua interpretação.
Exploração do Espaço
* Satélites
* Sondas
* Radiotelescópios
*Estação Espacial Internacional (ISS)
* Vaivém Espacial
* Telescópio Espacial Hubble

2.1. Sistema Solar: sua localização e composição
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os corpos que gravitam em torno dele, isto é, planetas e seus satélites naturais, asteroides, cometas, meteoroides, poeiras e gases.
Considera-se no Sistema Solar, para além do Sol, três grandesgrupos de corpos: planetas clássicos, planetas anões e os chamados pequenos corpos de Sistema Solar (asteroides, cometas e meteoroides).

Sol
O Sol faz parte de uma galáxia denominada Via Láctea, que possui centenas de milhares de milhão de estrelas. A nossa galáxia é uma imensa espiral de estrelas de forma discoide. A Terra ocupa uma posição excêntrica num braço da espiral. O estudo do Solserve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como meros pontos de luz.

Planeta
A definição de planeta tem sido uma questão bastante polémica devido ao conhecimento progressivo de inúmeros corpos para além de Neptuno, descrevendo as suas órbitas em torno do Sol. A polémica surgiu comparando as características de Plutão, que até então tinha sidoconsiderado o nono planeta do Sistema Solar, com as características desses corpos, que entretanto foram sendo descobertos. Os avanços tecnológicos possibilitam o fabrico e construção de novos aparelhos, que permitem observar outros corpos celestes a grandes distâncias.
Corpos celestes que estão em órbita em torno do Sol têm um valor de massa suficiente para estarem em equilíbrio hidrostático eassumirem uma forma aproximadamente esférica e cuja vizinhança da órbita está livre da presença de outros objetos.
De acordo com as suas características, os planetas são agrupados em planetas telúricos (terrestres, rochosos, menores) e planetas gigantes (gasosos, distantes).

Planetas Telúricos
Assim chamados devido às semelhanças que apresentam com a Terra. São planetas telúricos Mercúrio,Vénus, Terra e Marte.
* Constituídos por materiais rochosos (silicatos)
* Núcleos metálicos
* Pequenas dimensões
* Densidades elevadas
* Movimentos de rotação lentos
* Movimentos de translação curtos
* Atmosferas pouco extensas (quando existente), devido às dimensões dos respetivos planetas, que não produzem forças gravíticas para atrair gases e corpos
* Possuem poucosou nenhuns satélites naturais

Mercúrio
* Mais próximo do Sol
* Segundo mais quente
* Mais pequeno
* Menor período de translação
* Planeta Rochoso
* Geologicamente inativo / ”morto” (não manifesta atividade vulcânica, sísmica nem ciclo das rochas)
* corpo demasiado pequeno, não produz força gravítica para atrair gases e corpos
corpo demasiado pequeno, não produz...
tracking img