Veruka

4358 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERA DE SANTA MARIA
COLEGIO POLITECNICO DA UFSM
TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO TEORIA, PROCESSO E PRATICA

RESUMO

SANTA MARIA, RS, BRASIL
2011

INTRODUÇÃO

A palavra administração tem sua origem no latim, significa subordinação e serviço. Em sua origem significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados.
Neste trabalho apresentaremos resumidamente a história da administração, suas teorias e aplicações.

HISTÓRIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria da Administração (T.A.) é, em certos aspetos, uma decorrência da Teoria das Organizações (T.O.). A Teoria da Administração trata do estudo da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular. Começou voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação, e foi expandindo e ampliando seu objetivo.
A história da T.A. é bastante recente, tem início no começo deste século. E pode ser resumida em cinco fases:

1ª Fase: Ênfase Nas Tarefas
É a abordagem típica da Escola da Administração Científica, que tem esse nome pela tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração. Foi criada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Sua preocupação foi tentar eliminar o desperdício e as perdas, e elevar os níveis de produtividade. A Administração Científica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no plano de trabalho individual de cada operário.
Apresenta quatro princípios: 1. Planejar: substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método. 2. Preparar: selecionar trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los.

Relacionados

  • musica
    510 palavras | 3 páginas