Esses conhecimentos são garantidos ao homem hoje em dia graças às teorias geomorfológicas.E com essas informações é possível analisar uma vertente, encosta ou um terreno e consequentemente se prevenir de eventos causados pela natureza.
Porém um fator a se considerar é a influencia antropica cada vez mais comum e mais devastadora na dinâmica das vertentes. Pois a presença do homem na modificação/alteração do relevo terrestre é cada vez mais um fator de instabilidade nas vertentes.Com a grande interferência antropica, são alteradas as condições naturais dos territórios, assim os processos geomorfológicos, podem ser acelerados, alterados e até mesmo agravados. Ocorrendo prejuízos incontáveis a natureza e ao próprio homem. Sendo assim, percebe-se que muitas vezes a instabilidade nas vertentes ou o agravamento dessa instabilidade, é causado pela interferência humana noterreno. Principalmente quando essa interferência ocorre em áreas de grande declive, as alterações causadas pelo homem nessas áreas levam a profundas alterações no perfil das vertentes.
E quais são essas inúmeras modificações causadas pelo homem? Construções de rodovias, urbanização, construções de vias de comunicações, desmatamento para diversos fins como para preparação de terrenos para práticasagrícolas, escavações e aterros, entre muitos outros.
As áreas de instabilidade das vertentes são áreas onde o solo, subsolo, dimensão, declive e forma da vertente juntamente com condições hidrológicas, ou com algum tipo de alteração humana, apresentam características de estarem sujeitas a movimentos de massa, como deslizamentos, desabamentos e quedas de blocos rochosos.
As condições hidrológicasdo local onde se encontra uma vertente interferem muito na sua dinâmica. A água na medida correta ajuda a dar coesão ao solo, porém quando o solo fica saturado a água causa poropressão, (uma tensão de dentro para fora). E na medida em que a poropressão aumenta, diminui as forças que mantêm o solo coeso, causando deslizamentos.
Com o auxilio das diferentes teorias geomorfológicas, onde cada umasendo aplicada na situação necessária, dependendo das características apresentadas pela vertente. Podem ser delimitadas as áreas de instabilidades dessas vertentes. Onde se pode saber lidar com eventos ali operantes, sabendo assim ocupar devidamente o local e também prevenir de algum evento que possa ocorrer, conseguindo a prevenção da segurança de pessoas e bens.
Existem alguns fatores quedesencadeiam os movimentos das vertentes:
Citando primeiro o fator geológico, destaca-se (Popescu, 1996; Zêzere, 2005b): presença de rochas argilosas com comportamento mecânico plástico; presença de depósitos sedimentares não consolidados ou fracamente consolidados; presença de solos pouco espessos assente sobre rochas maciças, impermeáveis; presença de rochas alteradas, esmagadas ou fissuradas;...