Vertente epidemiologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vertente Epidemiológica: é a evolução das inter-relações entre os condicionantes ambientais e sociais com os fatores físicos do indivíduo até o momento que se chegue a uma condição favorável àdoença. Nessa vertente ocorrem situações que vão desde um risco mínimo até um máximo risco que dependem da intensidade que os fatores estão presentes e atuam no homem. Os fatores condicionantes- meioambiente, social e físico–formam uma estrutura epidemiológica, funcionando de maneira sistêmica, ou seja, caso um desses condicionantes sofra alguma alteração todo o sistema será atingido até o momento emque se chegue a um novo equilíbrio.
É na vertente epidemiológica que se insere a prevenção primaria das doenças. Essa prevenção ocorre de duas maneiras: através da promoção de saúde (saneamento básico,educação, alimentação e lazer) e pela proteção especifica (controle de vetores, higiene e imunização).

Período de Patogênese: compreende o período de implantação e evolução de uma doença no homem.Esse período ocorre desde as primeiras ações dos agentes patogênicos até períodos de cronicidade, defeitos irreversíveis, morte ou cura. Pode ser dividido, segundo Colimon (1978) em três fases:subclínica, prodrômica e clinica.
No período de patogênese, atua a prevenção secundaria que é dividida em: diagnóstico precoce, ou seja, tratamento, isolamento, exames periódicos e numero de casos emdeterminada área e limitação da incapacidade com intuito de evitar sequelas e complicações futuras.

Desenlace: nessa fase ocorre a prevenção terciária que visa a reabilitação do indivíduopós-patogênico. Aqui atuam os profissionais que buscam o equilíbrio do individuo nas esfera ambiental, social e física, melhorando e impedindo que alguns fatores incapacitem o paciente. Essa prevenção ocorre atravésde terapia ocupacional, oportunidade de emprego, fisioterapia e outros.
O desenlace de uma doença, nem sempre pode proporcionar a atuação da prevenção terciária. Nesses casos o desenlace da...
tracking img