Verdade filosofica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a verdade?

No inicio da historia da filosofia, os filósofos começaram a se perguntar sobre as mais diversas questões que intrigavam o pensamento humano. Uma delas é a verdade.Então a filosofia chegou a distinguir cinco conceitos fundamentais da verdade: a verdade como correspondência, como revelação, como conformidade a uma regra, como coerência, e como utilidade.

*Averdade como correspondência vem da definição de Aristóteles. É verdade que garante a realidade, ou seja, o objeto falado e apresentado como ele é.
Aristóteles diz que “Negar aquilo que é, e afirmaraquilo que não é, é falso. Enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é verdade.”
Essa definição de verdade é a mais antiga e divulgada.

*A concepção de verdade sob o aspecto da revelação surgenum tempo em que empirismo, metafísica e teologia apresentaram novas formas de se entender à realidade. Trata-sede uma verdade sob a luz empirista se revelou ao homem por meio das sensações e sob aperspectiva metafísica ou teologia, mostrou verdadeiro por meio de um ser supremo, Deus, que evidencia a essência das coisas.

*Conformidade apresenta uma verdade que se adapta a uma regra ou umconceito. E esta noção de conformidade foi usada pela primeira vez por Platão “... tudo que me parecer de acordo com este, considero verdadeiro...”
E retomando a historia, santo Agostinho afirma “existesobre a nossa mente, uma lei que se chama verdade”.

*Já na metade do século XIX surge o movimento idealista inglês, a noção de verdade como coerência: a verdade, na teoria coerentista não é umpredicado que se aplica a uma frase solitária ou a crença isolada, mas se aplica a um conjunto de frases, conjuntos de crenças em todos os sistemas. Essa idéia de coerência foi difundida por Bradley. Elecritica a idéia de que “o principio de que o que é contraditória não pode ser real”. Isso a fez aceitar que a “verdade é coerência perfeita.”

*Por fim achou-se o pressuposto de verdade como...
tracking img