Verbos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PORTUGUÊS
ENSINO MÉDIO

BRASÍLIA- DF
NOVEMBRO DE 2011

TEMA: VERBOS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina
de Português do Ensino Médio
comoparte complementar da nota.

BRASÍLIA- DF
NOVEMBRO DE 2011

INTRODUÇÃO
Elemento principal da oração, o verbo exprime processos, ações,estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresenta, indica em português a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso. Assim, muitas informações significativasestão nele reunidas. Num sentido mais amplo verbo significa também palavra. Desse modo, enquanto os nomes (substantivo, adjetivo) indicam propriedades estáticas dos seres, o verbo denota osseus movimentos, por isso sua característica de dinamicidade.

VERBO
Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Além disso, o verboexpressa ação, estado. E não só isso. Pode expressar o resultado de uma ação, uma sensação, um sentimento e muitas outras idéias. O verbo também é essencial para ação. Não existe oração semverbo e, as vezes basta o verbo para que a oração esteja completa, ex.: Ganhei!, Chegue!, Chove.
O verbo é a palavra que apresenta o maior número de flexões na língua. O verbo apresentaflexão de número, tempo, modo e voz. E são exatamente essas flexões o ponto fundamental do estudo do verbo.
a) Flexão de número
No poema “José, encontramos a seguinte oração:sujeito O bonde não veio. Predicadoverbo
Passando o núcleo do sujeito para o plural teremos:

sujeito Os bondes não vieram predicado...
tracking img