Verbos nopret perf em espanhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monografia para obtenção do titulo de Especialista em Ensino Religioso

RESUMO

O presente trabalho analisa a relação da religiosidade popular com a formação de valores e ideologias de segmentos sociais. Estuda elementos teóricos e ideológicos presentes no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e sua origem, a qual ocorreu com a intervenção de agentes de pastoral identificados com a Teologiada Libertação no meio social que gestou o Movimento. De outra parte, identifica as práticas educativas do MST e sua correspondência com os valores característicos da religiosidade popular. Observa a relação existente entre a religiosidade popular e a constituição de valores sociais, éticos e ideológicos no processo educativo. Nessa perspectiva, o Ensino Religioso possui uma significativaresponsabilidade com a discussão de valores identificados com a transformação social.

Palavras Chave: Religiosidade popular - Educação popular - Ensino religioso

AGRADECIMENTO

Ao finalizar esta relevante etapa de minha vida, é indispensável destacar as pessoas que contribuíram de alguma forma para a efetivação do presente projeto de estudo. Assim, firmo os meus agradecimentos ao Emerson, meuesposo, dedicado ao estudo e grande incentivador da minha pesquisa. Aos colegas, em especial a Marilene e a Lorena, pelo apoio e cumplicidade. Ao professor Mário, sempre próximo aos estudantes, e a professora Maria de Lurdes, pela contribuição dispensada a este trabalho.


M489t

Médico, Clarice Fátima Dal
Teologia da libertação: prática educativa libertadora. / Clarice Fátima Dal Médico. - -Cachoeirinha: CESUCA / Instituto Superior de Educação, 2007.
51p.

Orientadora: Maria de Lourdes Cônsul
Monografia (especialização) ? CESUCA / Instituto Superior de Educação, 2007.

1. Religiosidade popular. 2. Educação popular. 3. Ensino religioso. 4. Ensino religioso - Monografia. I. Cônsul, Maria de Lourdes. II. Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, Instituto Superior de Educação,2007. III.Título.

CDU: 37:2



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 07

1 RELIGIOSIDADE E TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NA CULTURA LATINO-AMERICANA ........................................................................................................... 09

2 A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E A FORMAÇÃO DOMST ............................... 17

3 O ASSENTAMENTO INTEGRAÇÃO GAÚCHA E A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: EDUCAÇÃO MEDIADORA DA REALDIADE ................................. 24

4 ASSENTAMENTO INTEGRAÇAO GAÚCHA E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO MEDIADORA DA REALIDADE .................................................................... 29

5 A EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO INTEGRAÇÃO GAÚCHA........................ 40

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................... 47

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 50


Introdução

A espiritualidade é inerente ao ser humano. No decorrer da história da humanidade há um elemento recorrente na identidade dos homense das mulheres: a mística. Na pré-história e antiguidade, a natureza era cultuada como sinônimo de divindade. A dificuldade em explicar fenômenos da natureza e a origem do ser humano valorizou o mito.
A partir do desenvolvimento da consciência humana, a espiritualidade avança na perspectiva do paradigma da solidariedade, o qual é gestado pelo cristianismo primitivo. Esse é constituído pela açãosocial enraizada na superação das demandas do coletivo. A preocupação com todos e todas é o centro da vida social.
Sendo assim, todas sociedades exercem sua espiritualidade. No entanto, de forma distinta. Algumas estão próximas ao paradigma da solidariedade, outras estão mais distantes, como, por exemplo, os grupos sociais que escravizam o trabalho e abusam sexualmente de crianças.
Na...
tracking img