Velocidade do som

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Nome Completo

Matrícula

[pic]

7º Relatório de Física Experimental – VELOCIDADE DO SOM

Fortaleza

Agosto de 2011

Conteúdo
(a) Objetivos 3

(b) Material 4

(c) Introdução teórica 5

- O que é ressonância? 5

- O que é a amplitude? 5

- O que é harmônico fundamental? 5(d) Procedimentos 6

(e) Questionário 7

(f) Conclusão 8

(g) Referências 9

(h) Anexos 10

Objetivos

Essa prática tem como objetivo determinar a velocidade do som no ar, utilizando-se da propriedade de ondas chamada ressonância.

Material

- Cano de PVC com êmbolo;

- Diapasão de frequência conhecida;

- Martelo de borracha;

- Fita Métrica;Introdução teórica

Para calcular a velocidade do som, faz-se uso das mais diversas propriedades de ondas magnéticas. Então, para poder chegar até a velocidade do som, precisa-se entender algumas informações sobre ondas.

- O que é ressonância?

Todo corpo possui uma ou mais frequências naturais de vibração. Isso significa que quando uma onda de mesma frequência natural de vibração que umcorpo em repouso incidir sobre ele, ele irá vibrar mais facilmente. Essa é a chamada ressonância, que foi descoberta por Galileu Galilei em 1602, quando ele estava estudando pêndulos e os conhecimentos foram aprimorados por diversos estudiosos com o passar do tempo. Apesar de parecer que não, a ressonância é um fator muito importante que deve ser levado à sério em diversos aspectos, como, porexemplo, nas construções.

Um dos principais e mais famosos exemplos de descuido em relação à ressonância é a caso da ponte de Tacoma Narrows. Em 1940, poucos dias depois de sua inauguração, a ponte de 2800 m de comprimento entrou em ressonância com os ventos do local e começou a vibrar violentamente, o que causou sua queda. A partir desse incidente, passou-se a analisar seriamente os fenômenos deressonância nos mais diversos aspectos.

É por meio da ressonância que se descobre o ponto de maior amplitude da onda dentro do cano de PVC

- O que é a amplitude?

Toda onda tem uma amplitude, que é o ponto máximo e mínimo, também conhecido como cristas e vales. Nos pontos de maior amplitude, a intensidade (do som, por exemplo) é maior. Dessa forma, pode-se descobrir, através da escuta,percebendo-se o ponto de máxima do volume, pois são nesses pontos que encontra-se os harmônicos.

- O que é harmônico fundamental?

O primeiro modo ou harmônico fundamental é quando não há nenhum nó no meio da onda. Nó é uma parte onde a onda não vibra, o que caracteriza as ondas estacionárias. A medida que o êmbolo é puxado, aumentando o espaço de vibração da onda, vai-se para o segundoharmônico, terceiro harmônico, etc. A cada vez que ouvimos um pico de intensidade, significa que alcançamos o ponto exato de mais um harmônico.

Procedimentos

Para esse experimento, dividimo-nos em grupos de três alunos. Um dos alunos ficou controlando o êmbolo do cano de PVC, enquanto outro golpeava no diapasão de frequência conhecida f = 440 Hz com o martelo de borracha na boca o cano,prestando atenção na variação do som à medida que o êmbolo era retirado do interior do cano. Quando ele percebesse que estava ouvindo o som na sua maior intensidade, ele pedia para o terceiro aluno, encarregado da fita métrica, medir quantos centímetros de êmbolo haviam sido retirados. Para descobrir o ponto certo, é necessário que os sons antes e depois desse ponto sejam de intensidade inferior,caracterizando esse ponto como o pico, ou a crista da onda.

Depois de verificado e anotado, fez-se revezamento, até que cada um dos estudantes tenham tido a oportunidade de decidir onde, para ele, era o ponto de maior intensidade.

Por ser um método muito dependente de humanos, possui uma margem de erro relativamente alta. Para tentar minimizá-la, fez-se uma média aritmética dos dados...
tracking img