Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ORIGEM DO NEOLIBERALISMO 4
2.1.1Princípios básicos do neoliberalismo...................................................................5
2.1.2 A proposta neoliberal de 1970.............................................................................8

3CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
INTRODUÇÃO

O neoliberalismo baseia-se nas teorias capitalistas, onde o mercado possui livre influencia sobre a sociedade, as ações tomadas nele são de fundamental cooperação para a prosperidade do indivíduo e de seuspares. O estado não deve intervir no mercado,assim como se entende pelos pensadores neoliberais ,que os indivíduos não são iguais perante uns aos outros. Existem aqueles que prosperam e multiplicam riquezas para sociedade e os que devem servir aos demais e não possuem condições de prosperar. Os ricos representam a produção de toda riqueza do estado, devem ser preservados de altas operações deimpostos e encargos. A indústria e a agricultura bem como os bancos são as principais formas do mercado influente dos neoliberais. Podemos ver como se estrutura essa forma de pensamento e ideologia econômica.

DESENVOLVIMENTO

1 origem do neoliberalismo

O neoliberalismo tem origem na escola teórica austríaca do século XIX, com Leopold Von Wiese. No final da década de 1930, algunseconomistas como Walter lippmann,Rustow e Jacques-Rueuff, publicam obras divulgando as idéias neoliberais. Os princípios defendidos por esses teóricos são basicamente os mesmos do liberalismo (separação de três poderes, propriedade privada,os homens intervêm naturalmente na vida econômica, o estado sendo benéfico na intervenção econômica e a livre concorrência garantida pelo mesmo) apenasdiferindo,naquilo que a nova realidade do capitalismo impõe. Com a supressão da livre concorrência, determina pela formação dos monopólios, trustes e outros, com isso havendo a necessidade de intervenção do Estado na economia. Para os neoliberais, portanto, os mecanismos de mercado são capazes de organizar a vida econômica, política e social, desde que sob a ação disciplinadora do estado.Porém, na prática, o desenvolvimento da economia internacional, em que se inclui o processo de globalização em marcha, tem mostrado um neoliberalismo diferente. Observa-se, por exemplo, nos países desenvolvidos e com desdobramentos em todo o mundo, um conjunto de procedimentos e idéias que norteiam o atual neoliberalismo, entre os quais podemos citar:
*a desregulamentação dos mercadosde trabalho e de bens e serviços;
*o questionamento do papel do estado como aparato protetor das economias nacionais e pressão de grupos econômicos dominantes no sentido de diminuir a atuação estatal;
*abertura econômica e financeira para o exterior;
*a privatização das empresas estatais;
A crença de que os imperativos de mercado sãosuficientes para promover o desenvolvimento econômico e social, observa-se a prática do Estado neoliberal, uma redução dos gastos públicos em educação, saúde e habitação,enfim seguridade social.
Podemos citar alguns princípios básicos para essa doutrina neoliberal atingir e influenciar os mais diferentes e distintos países e seus governos assim como seus ideais políticos.

1 Princípiosbásicos do neoliberalismo

Filosofia
Os homens não nascem iguais, qualquer tentativa de mudar essa desigualdade e irracional a própria natureza, alguns nasceram com inteligência, talento e outros não, qualquer forma de mudar isto não contribui para sociedade. Isto significa que no pensamento filosófico neoliberal quem tem poder e dinheiro nasce com ele de berço, é superior ao...
tracking img