Vegeta O

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
Vegetação
A cobertura vegetal original do estado compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeitode devastação. Contudo, o plantio de árvores tem crescido, graças aos incentivos governamentais e ao desenvolvimento da indústria madeireira.

No planalto, apresentam-se sob a forma de florestasmistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os maisimportantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.

Relevo

Planícies litorâneas do estado.
Com 77% de seu território acima de 300m de altitude e 52% acima de 600m, Santa Catarinafigura entre os estados brasileiros de mais forte relevo. Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozoico eo planalto basáltico. A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200m de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem daserra do Mar. Para o sul, estreita-se progressivamente. A serra do Mar domina a baixada litorânea a oeste. Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de um planalto mais ou menos regular, aserra tem caráter muito diverso do que apresenta em outros estados, como Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, forma uma faixa montanhosa, de aproximadamente mil metros de altitude, constituída porum conjunto de maciços isolados pelos vales profundos dos rios que drenam para o oceano Atlântico.
Por trás da serra do Mar estende-se principalmente o planalto paleozoico, cuja superfície planaencontra-se fragmentada em compartimentos isolados pelos rios que correm para leste. O planalto paleozoico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde-se com a planície...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vegeta o
  • Vegeta O
  • Vegeta o da Europa
  • Vegeta O Hist
  • Vegeta o do Pantanal
  • Fisiologia vegeta
  • Vegeta O Do Brasil
  • As vegeta es Brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!