vcxvxc

462 palavras 2 páginas
02. a) A filosofia busca outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se mergulhado: ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a mudança.
03. Para Parmênides os sentidos nos oferecem uma visão enganosa do mundo, uma visão que não está em conformidade com o que diz a razão. Desvenda todas as formas de ilusão dos sentidos.
04.
05. Cosmologia é o conceito que se contrapõe à cosmogonia de Hesíodo. Enquanto no período mítico a cosmogonia relata o principio como origem no tempo( o nascimento dos deuses), as cosmologias dos pré-socráticos procuram a racionalidade constitutiva do Universo.
06. Foi o primeiro a perguntar sobre um princípio elementar de todas as coisas. Considera a água a origem de todas as coisas.
07. Para os filósofos pré-socráticos a arché, seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. Princípio pelo qual tudo vem a ser. E a Physis, para eles é a matéria que é fundamento eterno de todas as coisas e confere unidade e permanência ao Universo, o qual, na sua aparência é múltiplo, mutável e transitório.
08. Heráclito de Éfeso compreendia que:
“O ser é e não é ao mesmo tempo”.
“Tudo flui” – tudo está em movimento e nada dura para sempre.
“Não podemos entrar no mesmo rio duas vezes” – na segunda vez tanto eu quanto o rio já estaremos mudados.
09. Para Parmênides nada podia surgir do nada, para ele os sentidos nos oferecem uma visão enganosa do mundo, uma visão que não está em conformidade com o que diz a razão. Desvenda todas as formas de ilusão dos sentidos.
10. Sócrates um dos maiores filósofos de todos os tempo, reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações. Apresentava-se no entanto como um mero

Relacionados