Vavy Borges o que é historia (parafraseando)

1455 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina
Processos Pedagógicos de História
Data:
20 ∕ 03 ∕ 2013 4ª FASE
Professor:
Lucy Cristina Ostetto
Atividade:
FICHAMENTO: cap. A História, Hoje em Dia
Acadêmico (a):
Andréia de S. Pacheco Ramos

Referência
BORGES, Vavy Pacheco. A História Hoje em Dia In: O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1980. p.44-66

A História, hoje em dia

Segundo Vavy, existem vários significados, sentidos e possibilidades para termo ou palavra História, não tem uma única forma. A autora fala da ambiguidade o duplo sentido da palavra História, e se posiciona explicando sobre o passado e o estudo do passado.
Vavy questiona sobre o que é história e para que serve, nos mostrando a importância de conhecermos a História como um todo e não só como um recorte, pensando desta forma a autora nos faz outra pergunta, que é como produzimos história e a partir dai percebemos que somos agentes transformadores e produzimos história todos os dias.

O que aconteceu no “passado”, é chamado de história- acontecimento ou história processo. Esta é a história de homens e mulheres que vivem na sociedade e a mesma esta sempre em processo de transformação. (p.44,45).

O estudo “deste” passado, através da pesquisa, do aprofundamento do conhecimento dos fatos, busca-se entender as questões políticas, religiosas, culturais e sociais, este estudo é chamado de história do conhecimento ou conhecimento histórico que nos faz compreender como é produzido historia. (p.45).

Os homens e mulheres, são seres sociais, vivem em comunidade e estão em um processo de transformação quer aceitem ou não, desde o nascimento fizem parte da história. (p.45).

O que é história e para que serve?

A história serve para fornecer uma explicação de nossa origem (genética), como também busca em conjunto com outras áreas do conhecimento como a sociologia, antropologia, a economia, a geografia, a

Relacionados

  • Historia de Canudos: um evento e várias interpretações
    6512 palavras | 27 páginas
  • Maçonaria, Gênero e Política. Estereótipos femininos e construção de mitos cívicos na formação do ideario republicano latinoamericano.
    8766 palavras | 36 páginas
  • serviço social
    45154 palavras | 181 páginas
  • Racismo
    29218 palavras | 117 páginas