vaso pronomos

1327 palavras 6 páginas
O que é?
O vaso Pronomos, 410-400 a.C., 75 cm de altura, estilisticamente pertence ao "estilo" das figuras vermelhas, a decoração concentra-se no gargalo, nas asas em forma de volutas e no bojo. A importância do vaso reside no seu valor documental. Comemora os membros de uma companhia teatral, colocando-os em paralelo com Dioniso.
O vaso Pronomos é uma cratera de volutas de grandes dimensões (75 cm de altura, 33,5 de diâmetro na parte mais larga), encontrado em Ruvo di Puglia, na Magna Grécia, Itália, em 1839.
Com a forma de cálice-cratera, este vaso, em terracota é pintado com a técnica das “figuras vermelhas”, exibindo o “estilo livre”, característico de meados do século V. Exibe uma temática decorativa de natureza mitológica, organizada em dois níveis: no superior é figurado o rapto das Leucípides pelos gémeos Castor e Pólux, enquanto no inferior se apresenta uma cena báquica, envolvendo sátiros perseguindo ménades. Um friso de óvulos separa os dois registos, ainda enquadrados por um friso superior, de palmetas em posição oblíqua, e um inferior, onde gregas alternam com cruzes de Santo André.
(A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, e é utilizada em cerâmica e construção.),
(A técnica "de figuras vermelhas" foi inventada por volta de 530 a.C. em Atenas e logo adotada em todo o mundo grego. As figuras eram mantidas na própria cor alaranjada da cerâmica e o fundo era pintado de negro; para os detalhes, usava-se um pincel macio. As imagens assim tornaram-se um pouco menos estilizadas do que na técnica anterior, "de figuras negras", e ganharam mais vida; as cenas se tornaram mais vibrantes.)
Foi encontrado em Agrigento, Sicília, e atribuído ao “pintor de Coghill”, nome do primeiro possuidor do vaso.

Estilisticamente, pertence ao “estilo” das figuras vermelhas e foi executado numa oficina ática, por um artista conhecido por “pintor de Pronomos”. A peça foi coberta a verniz preto, de onde ressaltam os motivos

Relacionados

  • vaso pronomos
    1440 palavras | 6 páginas