Varredura quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Conceitos
O exame de uma amostra de ar extraída de qualquer ambiente, seja ele de trabalho ou não, revela a presença de partículas de vários tamanhos, formas e composições químicas.

1.1.Risco Químico:
É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposiçãoquímica incluem, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistemanervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
1.2.Agentes de Risco Químico:
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou serabsorvido pelo organismo através da pele ou ingestão.
1.3.Barreira de contenção para agentes químicos:
São dispositivos ou sistemas que protegem o operador do contato com substâncias químicas irritantes, nocivas, tóxicas, corrosivas, líquidos inflamáveis, substâncias produtoras de fogo, agentes oxidantes e substâncias explosivas.
2.Efeitos tóxicos
2.1.Efeitos sobre o organismo humano
Após penetrarno organismo, os agentes químicos podem provocar uma variedade de efeitos tóxicos, incluindo efeitos imediatos (agudos) ou os efeitos a longo prazo (crônicos), dependendo da natureza do produto químico e da via de exposição. As partes do corpo mais afetadas são os pulmões, a pele, o sistema nervoso (cérebro e nervos), a medula óssea, o fígado e os rins.
2.2.Classificação dos efeitos
Irritantes e/ou corrosivos: provocam alterações na pele ou mucosas (cimento, ácidos, bases);
 Sensibilizantes: produzem alergias (níquel, cromo, fibras sintéticas);
 Asfixiantes: impedem o organismo de obter ou utilizar o oxigênio do ar atmosférico (monóxido de carbono (CO), cianetos);
 Narcóticos: produzem inconsciência (clorofórmio, éteres, álcoois, acetonas);
 Neurotóxicos: produzem alteraçõesno sistema nervoso (anilina, chumbo, mercúrio, benzeno, solventes em geral);
 Carcinogênicos: produzem tumores malignos (amianto, benzeno, cádmio, cromo);
 Mutagênicos: produzem problemas hereditários (éteres de glicol, chumbo, benzeno);
 Teratogênicos: produzem malformações no feto (substâncias radioativas).

3.Agentes mais comuns
3.1.Benzeno
O benzeno é um hidrocarboneto cíclicoaromático, líquido, incolor, volátil, com odor agradável de ameixa e altamente inflamável. É produzido, principalmente, pela destilação do petróleo ou na siderurgia (como produto secundário do coque metalúrgico). É utilizado nas indústrias químicas como matéria- prima para fabricação de plástico e outros compostos orgânicos e, nas indústrias da borracha e de tintas e vernizes como solvente. A intoxicaçãohumana pode ocorrer por três vias: respiratória (aspiração por vapores), cutânea e digestiva. As intoxicações agudas caracterizam-se pelos seus efeitos narcóticos. A exposição prolongada provoca diversos efeitos no organismo humano, destacando-se entre eles a leucopenia, anemia, alterações hereditárias e a sua ação carcinogênica (leucemias, linfomas). São conhecidos, ainda, efeitos sobre diversosórgãos como o sistema nervoso central, e o sistema endócrino e imunológico.

3.2.Solventes
Os solventes são substâncias ou compostos químicos capazes de dissolver outro material de utilização industrial. Geralmente, evaporam facilmente, são muitos inflamáveis e produzem importantes efeitos tóxicos. São utilizados como veículos para aplicar determinados produtos, como pintura, vernizes,...
tracking img