Variantes_linguisticas

313 palavras 2 páginas
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Antigamente
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes péde-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."

Carlos Drummond de Andrade
A língua apresenta tipos de variações linguísticas, estando estas relacionadas a distintos fatores.

As chamadas variedades linguísticas representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que a língua é utilizada.

Estamos inseridos em um sociedade dinâmica, a qual se transforma com o passar do tempo e acaba transformando o modo pelo qual as pessoas estabelecem seus relacionamentos interpessoais. Um bom exemplo de tais mudanças é a linguagem dos internautas, que em meio a tantas abreviações e neologismos termina por criar um universo específico, no qual somente os interlocutores são capazes de decifrar o vocabulário por eles utilizado.
Partindo dessa prerrogativa, ocupemo-nos em discorrer acerca dos tipos de variações que as línguas apresentam, os quais dependem de fatores específicos, tais como condição social, faixa etária, diferenças existentes entre uma região e outra, enfim...
Assim sendo, constatemos algumas elucidações e casos representativos de tais variações.
Entre elas, destacamos:
Variações diafásicas

Representam as variações que se estabelecem em função do

contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.
Variações diatópicas

São as variações ocorridas em razão das diferenças regionais,

como, por exemplo, a palavra “abóbora”, que pode adquirir acepções semânticas
(relacionadas ao significado) em algumas regiões que se divergem umas das outras, como é o caso de “jerimum”, por exemplo.
Variações diastráticas São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos

Relacionados