Variados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Meios de expressão

Ji-Paraná, RO

Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Meios de expressão
Acadêmica: Daniele Silva de Lima

Ji-Paraná, RO

Índice

1- Cor
1.1- Cores primarias
1.2- Cores secundarias
1.3- Cores terciarias
1.4- Cores neutras
1.5- Efeitos cromáticos
-manocromia
-policromia-tonalidade
-matriz
1.6- Temperaturas das cores
-cores quentes
-cores frias
1.7- Significados das cores
2- Textura
2.1- texturas naturais
2.2 texturas artificiais
3- Pintura
4- Desenhos de apresentação

Cor
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada nonervo óptico, impressões para o sistema nervoso. Com cores você pode definir um estado de espírito ou atrair a atenção.
As cores são divididas em primárias, secundarias terciarias e neutras.
- Cores primarias:
São consideradas as primeiras cores o vermelho amarelo e azul. O vermelho quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azulé a cor que dá concentração e melhora a mente.

- Cores secundarias:
As cores secundarias são formadas pela mistura de duas cores primarias. As cores secundarias são: verde, roxo e laranja.O azul misturado com o vermelho origina o roxo, o amarelo misturado com o azul origina o verde e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

- Cores terciarias:
As cores terciarias sãoresultados da mistura das cores primarias com as secundarias.

- Cores neutras:
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, cinza e o preto. O branco é a luz isenta de cor, preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.

Efeitos cromáticos
Manipulando ascores obtemos diversos efeitos cromáticos: monocromia, policromia, tonalidade e matriz.
- Monocromia:
Corresponde à variação tonal de apenas uma cor com nuanças para o claro quando misturada ao branco ou para o escuro com a obtenção do acréscimo do preto.

- Policromia:
Ocorre numa composição com a combinação de mais três cores organizadas separadamente.

- Tonalidade:
É a variação tonal deuma cor que pode ser conseguida num processo de escala ou degrade.

- Matriz:
É a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul. Para se mudar a matriz de uma cor acrescenta a ela outra matriz.

Temperatura das cores
- Cores quentes:
São as cores que transmitem calor, alegria e luz, a exemplo do amarelo, laranja e vermelho.

-Cores frias:
Caracteriza-se pelascores menos vibrantes, melancólicas, calmas comum do verde, roxo, e azul.

Significado das cores
- Vermelho - uma cor quente, ativa e estimulante, representa resistência, força, coragem, sexualidade e saúde. Poderosa entre as cores acelera os batimentos cardíacos, aumenta a temperatura do corpo e favoreça a liberação de hormônios. Muito tradicional na cultura chinesa, está associada ao elementofogo que atrai sorte e felicidade
- Laranja - com vibração característica das cores que a compõe, amarela e vermelha, transmite força, curiosidade, otimismo, expansão e equilíbrio emocional. Usadas em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade.
- Amarelo - associada ao sol, representa dias quentes bonitos e agradáveis, atrai pensamentos otimistas e auto-satisfação. Essa cor é muito boapara a comunicação, criatividade, atenção, bom-humor e socialização.
Podem ser utilizadas em ambientes de criação e estudos, locais religiosos ou em salas de jantar, pois estimulam o apetite.
- Marrom - ligadas a idéia de comprometimento e base forte, transmite conceitos de responsabilidade, constância. Ajuda na organização dos pensamentos auxiliando na hora de se tomar decisões complicadas....
tracking img