O mercao e a gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE

CASTANHAL
2011

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE

Trabalho apresentado a disciplina .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Equipe de professores do 1º semestre

castanhal

2011

Introdução

Neste trabalho veremos que as organizações têm experimentadouma série de transformação na gestão desde as abordagens clássicas - Taylor e Fayol no gerenciar processos produtivos. A busca por novos mercados e os avanços tecnológicos, e a velocidade com isso está acontecendo. Os seus efeitos, positivo tanto para as organizações como para as pessoas.
Veremos também a importância da inovação e do aperfeiçoamento constante,para não sentir um impacto profundoquanto as mudanças.


DESENVOLVIMENTO

1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

1.1. Principais teorias e seus conceitos- No passado a administração tinha muitas influências, tanto de pessoas como de organizações. Porém, mesmo com essas influências a administração não tinha um desempenho muito bom.
Já no início do século xx, com o crescimento acelerado das empresas, e a ineficiência nos métodos e técnicasde trabalho é que surge uma nova proposta a de Frederick Taylor, conhecido como o precursor da administração cientifica.
A sua preocupação era de tornar os processos de fabricação mais eficientes; gerando assim uma qualidade no produto de forma que não houvesse tanto prejuízo, nem desperdício, mas sim quantidade e qualidade e pouco custos e gastos.
Ele reconheceu que eram os trabalhadoresque moviam as fábricas.
Ao contrário de Taylor, Fayol- o nome mais marcante da teoria clássica trabalhou nos níveis organizacionais, preocupado com a função administrativa, como: PLANEJAR, COMANDAR, ORGANIZAR, CONTROLAR E COORDENAR. São os fundamentos da teoria clássica defendida por ele.
Fayol,buscava a eficiência das organizações por meio da estrutura organizacional.
Temos também umaparticipação muito importante na evolução da administração de Mayo,o criador das relações humanas,cujo objetivo inicial era estudar a relação entre a intensidade de iluminação e eficiência dos operários.
Em algumas experiências, Mayo concluiu que o desempenho do trabalho, não se dava tanto pelo esforço físico. Mas pelo comportamento e habilidade de se trabalhar em grupo.
A partir de 1950 foidesenvolvida a teoria das estruturas que teve início com a teoria burocrática de Max Weber, defendida como uma forma de organização que se baseia na racionalidade.

1.2. A importância do aprendizado das teorias na atualidade- Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos.
Tudo o que se tem, que se estuda hoje é formada por conceitos quesurgiram e vem se aprimorando há muito tempo. É importante está sempre se atualizando, pois da mesma forma com que as teorias modificaram o século xx, e trazendo a inovação e prática de trabalhar melhor, elas com certeza irão sempre ajudar, seja no nosso tempo como em outros,seja pela forma de administrar ou pelo como administrar.
É importante está conhecendo da onde foram as raízes do que se temhoje, e como aconteceu.

2. RELAÇÃO INTERPESSOAL

2.1. A boa comunicação interpessoal e empresarial e suas conseqüências- Os objetivos por uma empresa, os métodos por ela utilizados e a eficácia com a qual ela aprimora seu funcionamento dependem diretamente a disponibilidade dos funcionários quanto a isso. Por isso a comunicação não é somente um meio,mas o meio principal e fundamental que todo serhumano “normal” precisa para está em contato com o outro.
Ninguém vive sem a comunicação, sem o diálogo. E mesmo que quisesse não conseguiria, pois, ou morreria de tédio ou ficaria louco por falar sozinho.
O ser humano foi criado para viver em sociedade e não para ficar longe, isolado do outra como ilha.
A comunicação é essencial não somente para você ter uma simples conversa com as...
tracking img