VARIA O LINGU STICA E OS LIVOS DID TICOS DE PORTUGU S

586 palavras 3 páginas
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E OS LIVOS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (Ricardo Joseh Lima)
RESENHA

O texto escrito por Ricardo Joseh Lima tem como finalidade nos mostrar a relação da variação linguística e os livros didáticos de português. Desta forma, ele nos apresenta três objetivos principais que norteiam seu artigo, são eles: fazer uma breve revisão de análises de livros didáticos quanto à sua relação com o tema da variação linguística; apresentar novas análises de livros didáticos a partir de uma ótica distinta das realizadas anteriormente; e formular propostas de novas perspectivas sobre o tratamento que se pode dar a esse tema e sua inserção em materiais didáticos.
Assim, o texto é dividido em seis seções. Na primeira ele nos traz uma breve apresentação sobre o livro didático, nos falando o que é e para que serve. Ele nos afirma que a elaboração do livro didático é uma tarefa extremamente complexa, pois diversos cuidados deve serem tomados. Uma das exigências para a elaboração do livro didático é que ele esteja de acordo com os parâmetros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A seguir já no próximo tópico, intitulado como “Variação linguística e seu lugar na sala de aula”, eles nos traz algumas reflexões sobre o tema, dentre elas a indignação da necessidade de justificativa para a variação linguística, considerando esse fato absurdo esse tema já possui mais de 50 anos de história e ainda assim é desconhecido pelos alunos, por pura negligência dos professores.
No terceiro tópico ele nos fala sobre a variação linguística no PNLD, que possui orientação para os três níveis de ensino. Tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais o tema é abordado de forma direta, já no ensino médio é abordado de forma indireta acreditando que o aluno desse nível já possui um bom

Relacionados