Vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Getúlio Vargas
A mais expressiva figura política da república brasileira, primeiro ditador do país e mais tarde presidente eleito pelo voto popular e universal, Getúlio Vargas conduziu processos de reformas que puseram o Brasil agrário e semicolonial no caminho do desenvolvimento industrial, lançou as bases de uma legislação trabalhista e inaugurou o populismo e a intervenção do estado naeconomia.
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja RS, em 19 de abril de 1883. Estudou as primeiras letras com um mestre-escola na cidade natal. Depois da revolução federalista (1893-1894), o pai, chefe castilhista, fê-lo continuar os estudos em Ouro Preto MG, onde já se encontravam dois irmãos mais velhos, Viriato e Protásio, cursando a Escola de Minas. Um incidente entre estudantes gaúchos epaulistas, de que resultou a morte de um jovem de São Paulo, levou-os de volta a São Borja. Em 1898, com o propósito de facilitar seu ingresso na escola militar, Getúlio assentou praça como soldado raso no 6º batalhão de infantaria em São Borja e foi promovido um ano depois a sargento. Matriculou-se em 1900 na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo RS, da qual logo se desligou em solidariedade acolegas expulsos. Concluiu o serviço militar em Porto Alegre.
Em 1903, em conseqüência da questão do Acre e da ameaça de guerra entre Brasil e Bolívia, apresentou-se como voluntário e foi para Corumbá. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, Getúlio voltou ao estado natal e matriculou-se na faculdade de direito de Porto Alegre, em 1904. Ajudou a fundar o Bloco Acadêmico Castilhista, quepropagava as idéias de Júlio de Castilhos. Em 1907, participou do lançamento do jornal O Debate, do qual se tornou secretário de redação. No mesmo ano, diplomou-se e foi nomeado para o cargo de segundo promotor público no tribunal de Porto Alegre. Regressou logo depois a São Borja, onde começou a exercer a advocacia.
Iniciação política. Eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul em 1909, Getúlioreelegeu-se em 1913, mas rompeu com Borges de Medeiros e renunciou ao mandato. Retornou a São Borja, onde voltou a atuar como advogado. Reconciliou-se com Borges de Medeiros em 1917, elegeu-se novamente deputado estadual e tornou-se líder da maioria. Cinco anos depois, elegeu-se deputado federal. Foi autor da lei de proteção ao teatro, que levou seu nome, e participou ativamente da reformaconstitucional do governo Artur Bernardes, que fortaleceu o poder executivo.
Presidente da comissão de finanças da Câmara de Deputados, assumiu o Ministério da Fazenda em 1926, a convite de Washington Luís, e formulou um plano de estabilização monetária, que previa a criação do cruzeiro. Em 1928, deixou a pasta para candidatar-se pelo Partido Republicano do Rio Grande do Sul à presidência do estado.Eleito, formou um governo de coalizão com todas as forças políticas.
Revolução de 1930. Em 1929, intensificaram-se as articulações para a sucessão de Washington Luís, que procurava impor o nome do paulista Júlio Prestes. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba organizaram a Aliança Liberal e lançaram a chapa Getúlio Vargas e João Pessoa para a presidência. As eleições de 1º de março de 1930 derama vitória a Júlio Prestes, mas houve denúncias generalizadas de fraude. Nos estados em que a Aliança saiu vitoriosa, os eleitos para o Congresso não tiveram seus mandatos reconhecidos. O clima tenso da política nacional agravou-se com o assassinato de João Pessoa, em 26 de julho; em 3 de outubro, com o apoio do movimento tenentista, a revolução foi deflagrada no Rio Grande do Sul. No dia 24 domesmo mês, Washington Luís foi deposto, e em 3 de novembro uma junta de governo transmitiu o poder a Getúlio, chefe civil da rebelião.
Como chefe do governo provisório, Vargas suspendeu a constituição de 1891, fechou o Congresso Nacional e reduziu de 15 para 11 o número de juízes do Supremo Tribunal Federal. Nomeou interventores para os estados e, na composição do governo central, procurou...
tracking img