VAP2 DIDATICA

369 palavras 2 páginas
Didática
Questão 1
Texto da questão
A Escola, como instituição social, que se organizou na Europa do século XIX, vai apropriar-se das ideias vindas das Ciências que estavam se configurando no século XIX, que são a Adminstração Científica, a Psicologia e a Sociologia.
I) Emile Durkheim (1858-1917), um dos primeiros sociólogos franceses, discorre sobre a sociedade: “não pode viver se não se dá entre seus membros uma homogeneidade suficiente;

II) A Educação não perpetua e nem reforça essa homogeneidade, fixando a priori na alma da criança, as diferenças essenciais que impõe a vida coletiva”.

III) “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”.
Escolha uma:
a. Corretas apenas a I e III;
b. Corretas apenas a I e II;
c. Corretas apenas a II e III;
d. Todas as alternativas estão corretas.
RESPOSTA "a. Corretas apenas a I e III;"

Questão 2
Texto da questão
Rousseau não deixou indicações precisas sobre o procedimento de ensinar. Uma curiosidade a respeito de sua obra é o seu método para o ensino da música para as crianças.
I. Rousseau defendia a ideia de que as crianças deveriam aprender melodias e canções que correspondessem aos seus interesses
II. A solmização, a aprendizagem da notação, da escrita musical, era considerada por Rousseau como menos importante do que o canto, pois o educador deveria enfatizar a produção de sons pela criança, o desenvolvimento do ouvir, do senso rítmico e da criatividade em melodias simples. Rousseau compôs inúmeras canções infantis e tratou de desenvolver um método para a aprendizagem da Música.
III. O método de Rousseau foi ampliado e aperfeiçoado por Pierre Galin (1786-1820), matemático e músico francês, que o

Relacionados

  • Vaps
    6068 palavras | 25 páginas