Vantagens e desvantagens das energias renóvaiveis

1474 palavras 6 páginas
Vantagens e desvantagens da energia nuclear

A energia nuclear tem muitas vantagens, mas também uma porção de desvantagens. A principal vantagem da energia nuclear é que ela não contribui, em nenhum grau, para o tão polêmico efeito estufa. A tecnologia não é algo difícil a ser implantada em países e independe do clima destes. Além destas vantagens, a energia nuclear é altamente concentrada e rende muito. A energia nuclear que provém do urânio pode ser reprocessada e em boa parte reutilizada.
Mas as desvantagens são consideráveis. Acidentes nucleares são verdadeiros genocídios, como no caso Chernobyl na antiga URSS, e apesar de ser extremamente raro esses acidentes nucleares, é algo preocupante. A energia nuclear é significantemente mais cara que as demais, isso também é algo a ser levado em conta.
O armazenamento dessa energia e dos resíduos é dificultoso e exige muito rigor, pois os resíduos continuam emitindo radiação por anos. A Energia Nuclear sem dúvida pode trazer diversos benefícios à humanidade, mas deve ser analisada com cuidado a hipótese de riscos a vida humana e ao meio ambiente.

Vantagens e desvantagens da energia hídrica
De facto esta tecnologia possui enormes vantagens comparativamente a outros géneros de produção energética. As principais vantagens da energia hidrica são as seguintes : É uma energia renovável, isto é, que não se esgota; o seu custo de produção é baixo; não polui o ambiente; e proporciona desenvolvimento local (estabelecimento de vias fluviais, construção de vias de comunicação, fomento de actividades de lazer e de turismo, etc).
Apesar disso existem também algumas desvantagens no uso da energia hídrica. E as principais desvantagens são : Provoca a erosão de solos, os quais consequentemente afectam a vegetação local; pode provocar o deslocamento de populações ribeirinhas e o alargamento de terra; a sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos

Relacionados

  • energia renovaveis
    3613 palavras | 15 páginas