Vanguardas europeias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vanguardas
Europeias
Cubismo
O Cubismo pode ser considerado o verdadeiro início da arte contemporânea, pois continha, potencialmente, todas as principais tendências artísticas que marcaram o século XX. A influência de Paul Cézanne sobre Georges Braque, que também se exerceu sobre Pablo Picasso, foi o mais importante fator para o nascimento do movimento gerado a partir das experiências dosmesmos. O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros) ao mesmo tempo em que revelava um objeto em seus múltiplos ângulos. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com a Primeira Guerra, terminando em 1914. Em 1908, o artista Georges Braque expôs alguns quadros em Paris no Salão de Outono. Numa de suas telasapareciam telhados que se fundiam com árvores, dando a sensação de cubos. O pintor Henri Matisse teria expressado nesta oportunidade, que "ele despreza as formas, reduz tudo a esquemas geométricos, a cubos", derivando daí a denominação Cubismo. O pintor espanhol Pablo Picasso é considerado como o gênio do Cubismo, e seu nome se transformou em ícone do movimento cubista.
O Cubismo repercutiu,principalmente, na França e na Espanha. Surgiu com a tela Les Mademoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso (idealizador do Cubismo/ 1881- 1973), mas, literariamente, o marco seria 1913, data do Manifesto- Síntese assinado por Guillaume Apollinaire (1880- 1918), no qual defendia as “palavras em liberdade” e propunha a “destruição das sintaxes já condenadas pelo uso”. Historicamente, o Cubismooriginou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude dedecompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
|
|
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Negava a objetividade e a linearidade dos realistas. Representa-os como semovimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.


Principais artistas Cubistas Brasileiros: Anita Malfatti (pintora),  Tarsila do Amaral (pintora e desenhista), Vicente do Rego Monteiro (pintor, desenhista e escultor),  Di Cavalcanti (pintor, ilustrador e desenhista).
Principais artistas Cubistas Estrangeiros: PabloPicasso (pintor, escultor e desenhista espanhol), Paul Cézanne (pintor francês), Marcel Duchamp (escultor e pintor francês), Georges Braque (escultor e pintor francês), Juan Gris (pintor e escultor espanhol), Kazimir Malevich (pintor soviético), Umberto Boccioni (pintor e escultor italiano).

Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formaseram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formastentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.  Seu maior representante é o espanhol Pablo Picasso.
Obra escrita

A POMBA APUNHALADA E O JATO D’ÁGUA
                 Guilhaume Apollinaire

Doces figuras apunhaladas
caros lábios em flor
Mia Mareye
Yette Lorie
Annie e você Marie
onde estão
vocês ó...
tracking img