Vanguardas europeias e concretismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vanguardas e Concretismo
Vanguardas Europeias
Nas três primeiras décadas do século XX, surgiram os movimentos culturais na Europa, conhecidos como as vanguardas europeias. Por serem diferentes movimentos artísticos, surgiram com a intenção de estabelecer novas referências para a pintura, a literatura, a música e a escultura.
Todas as vanguardas apresentam um projeto próprio, no entanto, todaelas têm a intenção em comum de, romper radicalmente com os príncipios que orientavam a produção artística do século XIX.
Surgem então os manifestos como meio de dar maior visibilidade às propostas das diferentes vanguardas. O seu contexto de circulação é o jornal.
Cubismo
Pablo Picasso é considerado o grande mestre do Cubismo, após sua exposição da tela As senhoras de Avignon, em 1907, queprovocou um modo revolucionário de representar a realidade, rompendo com os conceitos tradicionais da harmonia, proporção, beleza e perspectiva.
Os artistas desejam apresentar relações e não formas acabadas. Essa vanguarda se define pela sobreposição de diferentes planos.
O primeior manifesto da literatura cubista só surge em 1913 com Guilherme Apollinaire. Ele procura aliar a visão destruidora dosfuturistas à ideia de construção de algo novo. Explorando a associação entre ilogismo, simultaneidade, instantaneísmo e humor, os poetas cubistas buscam criar novas perspectivas e afirmar a necessidade de manter as coisas em permanente relação.
Futurismo
Em 1909 surge o Futurismo, divulgado através de um manifesto por Filippo Tommaso Marinetti, com características do desejo de destruição, ofascínio pela guerra e o amor à violência.
Adotando uma perspectiva violenta, agressiva e contra qualquer tipo de culto ou reverência, os futuristas exaltam "a bofetada e o soco" como meio de despertar o público de sua passividade.
O lado sombrio do Futurismo surge com a chegada de Mussolini ao poder. O fascínio de Marinetti pela violência e pela guerra, aliado a uma patriostismo exarcebado, faz comque transforme o movimento em uma espécie de porta- voz do regime facista, a partir de 1919.
Expressionismo
Surge em 1910 o Expressionismo, uma estética impressionista de valorização sensorial. A base do Expressionismo é o resultado de um processo criativo que supõe a perda do controle consciente durante a produção da obra de arte. A realidade não deve mais ser percebida em planos distintos, massim transformada em expressão.
Bastante influenciado pela Primeira Guerra Mundial, seus quadros ressaltam o lado obscuro da humanidade. A mais conhecida tela expressionista é O grito, de Edvard Munch.
O único manifesto expressionista surge em 1918, com Kasimir Edschmid. Os poetas expressionistas abordam, em suas obras, a derrocada do mundo burguês e capitalista, denunciando um universo em crisee a sensação de impotência do homem preso em um mundo "sem alma". Apresentam um forte caráter negativista.
Dadaísmo
Em 1916, em meioa uma Europa caótica e em guerra, o romeno Tristan Tzara dá início a mais radical e a menos compreensível de todas as vanguardas. O Dadaísmo vem para abolir de vez a lógica, a organização, o olhar racional, dando à arte um caráter de espontaneidade total.
Segundoos dadaístas, o principal problema de todas as manifestações artísticas está em tentar explicar o ser humano. Tzara então decreta: "A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta."
A falta de lógica e a espontaneidade alcançam na literatura sua expressão máxima. Embora muitas da propostas dadaístas pareçam infantis aos olhos contemporâneos, é preciso levar emconsideração o momento em que surgiram.
Surrealismo
O Surrealismo é uma vanguarda interessada em adquirir um maior conhecimento do ser humano. Seus seguidores pretendem, por meio da valorização da fantasia, do sonho, do interesse pela loucura, liberar o inconsciente humano, terreno e fértil e ainda muito pouco explorado.
O fascínio pelo inconsciente e por todas as formas que vão além da realidade...
tracking img