Vanguarda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução.......................................................................................................4

Fauvismo .......................................................................................................5

Expressionismo...............................................................................................6Futurismo.........................................................................................................7

Cubismo...........................................................................................................9

Dadaísmo.........................................................................................................11Surrealismo.....................................................................................................13

Conclusão.......................................................................................................14

Bibliografia.......................................................................................................15

Introdução


Desde o final do século XIX a História da Arte sofreu profunda mudanças e rupturasempre acompanhando as mudanças sociais, econômicas e políticas do mundo. Os movimentos que abriram caminho para a vanguarda europeia foram o impressionismo, pós-impressionismo e realismo. Esses permitiram o início da arte moderna.
A palavra vanguarda deriva do francês, avant-garde que em sentido literal faz referencia ao batalhão que precede as tropas durante uma batalha. Dai vem o sentido nãoliteral de algo que “está à frente”.

Expressionismo

O expressionismo se iniciou no final do século XIX início do século XX e apareceu como o um opositor ao movimento impressionista e positivista daépoca. O movimento dizia que o artista devia mostrar a sua visão da realidade, sua “expressão. O movimento aconteceu em um mundo conturbado pela exploração do ser humano devido a revolução industrial ea segunda guerra mundial, por isso suas obras costumam mostrar um lado pessimista da realidade.

Figura 1: Munch, Edvard. O Grito.

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/5/51/O_Grito.jpg/240px-O_Grito.jpg

A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes domovimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural.

Cubismo
O cubismo é um movimento que surge em 1907, em Paris, com a obra Les Demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso. Ele rompe com a noção de perspectiva e de claro e escuro. Os objetos se tornam geometrizados e achatados, tirando a tridimensionalidade da pintura. Como se pode observar na figura a baixo:
Figura 4:PICASSO, Pablo. Les Demoiselles D'Avignom.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_T_r3kH7znqM/SjtJKi17JNI/AAAAAAAADUA/759qX1EZD6A/s1600-h/cubismo.jpg: 19/03/2011.

Observa-se que na obra de Pablo Picasso, o corpo das mulheres está quase completamente geometrizado e não existe algum ponto de referência para ser feito alguma perspectiva. Percebe-se claramente a falta deste ponto observando-se o braço e onariz de cada mulher. A noção de “claro-escuro” não existe.
O cubismo é dividido em três fases:
* Fase cézanniana ou protocubista: muito influenciada pelo pós-impressionista Paul Cézanne, que também geometrizada figuras ou formas. Nesta fase,é possível observar com facilidade o que está sendo retratado.
*
* Fase analítica: “Começa então o cubismo propriamente dito [...], no qual aforma do objeto é submetida à superfície bidimensional da tela.”. As pinturas resultam em imagens de difícil compreensão sobre qual imagem está sendo retratada. Por isso, pode-se dizer que é fase do cubismo próxima à arte abstrata.
* Fase sintética: as imagens se tornam parcialmente reconhecíveis. Usam-se técnicas de colagem, utilizando tinta, jornais, objetos e tecidos.

Fauvismo...
tracking img