Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas
Definição de cultura
Quando falamos de sociedade estamos a referir – nos a um conjunto ou grupo de pessoas que se relacionam entre si, de forma mais ou menos organizada, cooperando umas com as outras. O modo de vida próprio de uma sociedade é o que se pode designar por cultura, na qual, se manifesta por formas específicas edivergentes. Assim sendo um grupo social apresenta crenças, tradições, valores e práticas que, por um lado permitem uma ligação com o passado e, por outro lado, garantem a sua continuidade no futuro. Podemos afirmar então que “Sem Homem não há cultura. Mas sem cultura não há Homem.”, sendo o Homem um ser biocultural, um produtor, um produto de cultura.
As aprendizagens que visam a integração doindivíduo numa cultura iniciam-se no momento do nascimento e só terminam no fim da vida.


Diversidade de culturas
Humanidade é um conceito global que inclui todo o género humano e de sociedades nas suas múltiplas expressões, em todos os tempos e lugares. É portanto, o conjunto de uma diversidade de povos e culturas.
Os contrastes da humanidade não se limitam à desigual ocupação da superfície daTerra pelo Homem nem aos diferentes comportamentos que os países ricos e pobres têm face aos nascimentos e às mortes. A Humanidade é formada por uma grande diversidade de povos e culturas.
A diversidade de culturas é um facto incontestável. Cada povo apresenta padrões culturais próprios. Assim, a cultura, apesar de ser um modelo mais ou menos consistente de pensamento e de acção, varia desociedade para sociedade, pois as influências vão ser diferentes, e as crenças e os costumes aceites por uma sociedade podem não ser reconhecidos por outras.


Dinâmica Cultural
Há diferentes grupos humanos que valorizam e adoptam diferentes atitudes e comportamentos. Esta diversidade de práticas depende e condiciona os valores fazendo evoluir os próprios critérios valorativos. Cada novageração recebe um conjunto de valores mais ou menos institucionalizados e transforma-os, pois apresenta desejos e aspirações diferentes das gerações anteriores, contribuindo para a mudança cultural. A este fenómeno chamamos de dinâmica cultural.
Esta mudança é igualmente influenciada pelas influências exercidas pelas outras culturas. Neste caso, ao processo de transformação cultural por influência deoutras culturas chamamos aculturação.
Estas influências sempre existiram mas acentuaram-se mais nos nossos dias devido à facilidade de comunicação e aos movimentos migratório, que contribuem para a formação da personalidade dos indivíduos, condicionando os seus valores e atitudes.
Estamos portanto na era da globalização, isto é, era onde existe a tendência para uniformizar modos de viver porimposição de culturas dominantes.


Face à diversidade cultural podemos encontrar várias atitudes:
Etnocentrismo que é a tendência para sobrevalorizar uma dada cultura, para considera-la como um padrão do que é desejável para todos.
Desta atitude pode resultar de imediato duas consequências: a intolerância relativamente às outras culturas; o sentimento de superioridade da nossacultura em relação as outras.
Os etnocentristas podem assumir posturas negativas como:
- Xenofobia: ódio aos estrangeiros (ex.: rejeitar os emigrantes dos países leste ou do continente africano);
- Racismo: preconceito baseado em diferenças biológicas levando à rejeição de determinadas raças que sejam diferentes da raça dominante.(Ex.: rejeição dos indivíduos de cor diferente do nosso,rejeição dos indivíduos com um credo religiosos diferentes);
- Chauvinismo: defesa da pátria. Ex.: o regime de Salazar, o regime nazista, da democracia, etc.
Esta supervalorização da própria cultura (etnocentrismo) pode assumir formas tão violentas que conduzam à eliminação física de indivíduos ou raças, o que chamamos de genocídio.




Relativismo Cultural que é a atitude de respeito...
tracking img