uyiugt

1032 palavras 5 páginas
Inovações Tecnológicas Através do Eletromagnetismo (Maglev)

Faculdade de Engenharia de Resende
Engenharia Elétrica/Eletrônica
Resende - RJ

Resumo – Alguns países estão usando o poderoso eletroímã para desenvolver trens de alta velocidade, chamados Trens Maglev (Magnetic levitation transport - trem de levitação magnética). O Maglev é pequeno para possibilitar a levitação magnética, o que significa que esses trens vão flutuar sobre um trilho usando os princípios básicos dos ímãs para substituir as antigas rodas de aço e trens de trilhos. Neste artigo, serão apresentados alguns conceitos sobre esta tecnologia.

Palavras-chave – Levitação Magnética, Trem, Maglev.

INTRODUÇÃO

O trem de levitação magnética é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar, por consequência os Maglev conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído (existem projetos da linha Maglev que poderão superar os 500 Km/h). Existem três tipos primários de tecnologia aplicada aos Maglev: Uma que é baseada em ímãs supercondutores (suspensão eletrodinâmica-SED), outra baseada na reação controlada de eletroímãs, (suspensão eletromagnética-SEM) e a mais recente e potencialmente mais econômica que usa ímãs permanentes (Levitação por indução magnética -Indutrack).

FUNCIONAMENTO

A. Suspensão Eletrodinâmica

A levitação por repulsão magnética consiste na utilização de bobinas supercondutoras localizadas no interior do trem, tendo uma refrigeração especial. Como a bobina supercondutora possui uma resistência mínima, é capaz de gerar um forte campo magnético, induzindo nas bobinas encontradas nos trilhos uma corrente elétrica, que por sua vez gera um campo magnético induzida e contrário ao que foi

Relacionados