Uti unidade de terapia intensiva adulto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Serviços de Tratamento Intensivo têm por objetivo prestar atendimento a pacientes graves e de risco que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamento e recursos humanos especializados.
Toda Unidade de Tratamento Intensivo deve funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que assegure a cada paciente: direito à sobrevida, assim como a garantia, dentro dosrecursos tecnológicos existentes, da manutenção da estabilidade de seus parâmetros vitais; direito a uma assistência humanizada; uma exposição mínima aos riscos decorrentes dos métodos propedêuticos e do próprio tratamento em relação aos benefícios obtidos; monitoramento permanente da evolução do tratamento assim como de seus efeitos adversos.
No Brasil teve inicio na década de 70 é uma unidadepresente no contexto hospitalar, destinada a assistência ao paciente necessitado de cuidados diretos com o objetivo de prevenir a evolução do quadro clínico para estado crítico, evitando o comprometimento vital.
Normas EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde)-1995

Segundo a EAS -1995, uma UTI deve proporcionar condições de internar pacientes críticos em ambientes individuais e/oucoletivos, de acordo com os riscos, idade, diagnostico clínico e requisitos de privacidade, prestar assistência de enfermagem e médica intensiva, prestar apoio diagnóstico-laboratorial, terapêutico, imagem integral, ininterrupta, manter condições de monitoramento contínuo. Manter paciente com morte encefálica nas condições de permitir a retirada de órgãos para transplantes, quando consentidas.Planejamento e Organização

O projeto deverá ser projetado por equipe composta de engenheiros, médicos, enfermeiros, administradores hospitalares e arquitetos. Esses profissionais deverão integrar o projeto de acordo com a quantidade de pacientes, fluxo de visitantes, fluxo de pessoal e instalações (posto de enfermagem, expurgo, secretaria, repouso, armazenamento).
UTI - PLANTA FÍSICALocalização: área de acesso controlado, acesso direto e próximo de elevadores, centro cirúrgico, SRA, Proto-Socorro, Radiologia e Laboratório. Proporcionando assim funcionabilidade na assistência direta.
Leitos

Mínimo de cinco leitos por UTI;
UTI adulto 14m2 área/leito;
Capacidade 10% de leitos de UTI em relação à capacidade total do hospital;
Fornecer segurança e adequação ao paciente crítico.FORMA DA UNIDADE

As disposições dos leitos podem ser de área comum (vigilância), quartos fechados ou mistos, separação dos leitos por divisórias e área com observação continua do paciente.
ÁREA DO PACIENTE

Visualização direta ou indireta (monitores), monitorização constante, pontos de: ar comprimido, oxigênio, sistema de aspiração a vácuo, tomadas aterradas, mínimo de 8 por leito e tomadade Rx 1 por leito.
POSTO DE ENFERMAGEM

Devera ser centralizado possuir área destinada ao preparo de medicamentos, com área mínima de 8m2/10 leitos, lavatório/ 1 lavatório por 5 leitos, água fria e quente, sistema de estocagem de medicamentos e soluções.
OUTRAS INSTALAÇÕES

Sala de utensílios limpos e sujos, banheiro de pacientes, copa de pacientes, sala de serviçosgerais, armazenamento de equipamentos, Laboratório, repouso de enfermagem e médico, recepção, secretaria administrativa, sala de espera e vestuários com banheiros.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Aspirador a vácuo, balança para pesagem dos pacientes, bomba de infusão, camas com grades laterais, cilindro de O2 e ar comprimido disponíveis, Eletrocardiógrafos, Glicosímetros e inaladores com máscaras, carrode ressucitação que deverá conter: desfibrilador, materiais de intubação endotraqueal (Ambú, cânulas, laringoscópio, lâminas, máscaras de O2, cânula de Guedel, guia, tubos, Xylocaína gel, gaze, luvas) e respiradores artificiais.
Os Serviços de Tratamento Intensivo dividem-se de acordo com a faixa etária dos pacientes atendidos, nas seguintes modalidades: Neonatal - destinado ao atendimento...
tracking img