Usos cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS “USOS CULTURAIS” DA CULTURA

No texto Meneses destaca o fato de que a cultura não é algo que se dá fora da vida social, mas sim um fato presente e que se incorpora à vidasocial. A nossa própria sociedade construiu conceitos definidores da cultura que a restringem e deformam, desqualificando usos e funções culturais que não se encaixem num determinado padrãovalorizado socialmente. Ele afirma que a cultura relaciona-se intrinsecamente "ao universo do sentido”, ou seja, toda sua problemática está ligada à produção, circulação e uso que sedá às significações que ela comporta. A cultura abarca manifestações materiais e imateriais e se sustenta no empirismo da vida cotidiana, não podendo ser dissociada dela, sob pena deperder seu sentido.
"Cultura: escolha, sentido, valor"
Destaca que a cultura está, impreterivelmente, condicionada pelas escolhas que cada indivíduo faz no seu dia a dia. Apossibilidade de arbítrio individual e coletivo no campo da cultura é o fator responsável por sua heterogeneidade e sua diversidade, mesmo que dentro de um determinado grupo social ou,então, entre grupos sociais ou sociedades localizadas em pontos diferentes do tempo e do espaço. Sabemos que é característica do ser humano a instabilidade e a transformação constantede seus padrões culturais, em qualquer área de sua existência cotidiana.
No texto Meneses cita o exemplo da alimentação: se não houvesse a variabilidade de culturas, o ser humanoestaria fadado a ingerir o mesmo tipo de alimento em qualquer ponto da face da Terra.As necessidades existentes nas sociedades humanas são determinadas culturalmente, o que significa,também, que ao se advogar o direito inerente que todo ser humano tem à cultura, defende-se a não homogeneização cultural, pois o direito à cultura é, em síntese, o direito à diferença.
tracking img