Resenha: Os “usos culturais” da cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título da resenha: Os “usos culturais” da cultura
Texto transcrito da palestra proferida no encerramento do Congresso Internacional de Geografia e Planejamento do Turismo/Sol e Território
Autor:ULPIANO T. BEZERRA DE MENESES


O Texto que foi transcrito de uma palestra do autor, e revela um desabafo sobre o riscos que a Cultura mal entendida, preservada e direcionada pode causar aoindivíduo e a sociedade em geral.
Para esclarecer de forma mais detalhada Ulpiano Menezes faz proposições sobre o assunto:
1- Cultura: escolha, sentido, valor - Faz um comparativo ao comportamentohumano e animal para reforçar a importância nas decisões, como demonstrado no trecho em que diz:
" os compromissos biológicos que determinam o comportamento animal se inscrevem no organismo e atuam numespaço a priori circunscrito. Ao contrário, no comportamento humano, o traço fundamental é a opção, a escolha, a seleção, a possibilidade de mudanças que criam novas condições de escolha e. por issomesmo, a variedade e a heterogeneidade"
Muito bem comparado, o autor defende que a Cultura não depende apenas de necessidades físicas ou biológicas, mas principalmente das escolhas do homem, sejam elasmotivadas pelo meio social em que convive, ou até por questões pessoais.
2 - Cultura e Conflito - Aborda o fato de os valores culturais não se manterem por si próprios dependendo de aceitação,mecanismos de identificação. Tais valores acabam entrando em conflitos com outros valores ("Declaram-se valores e propõem-se sentidos que podem entrar em conflito com outros valores e sentidos"), o quesegundo o ponto de vista do autor, acaba sendo saudável, desde que sejam formuladas políticas e estratégias de atuação
3 - Valor Cultural e Fetichismo - Segundo o autor: " o valor cultural não esta nascoisas, mas é produzido no jogo concreto das relações sociais".
Com isso alerta para os cuidados a serem tomados e não permitir a inversão de valores, uma vez que é o próprio homem quem determina...
tracking img