Uso de uniformes no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniformes?
Sofia Silva Pinto nº18
Maria Abecasis nº12
Rossana Silva nº16
André Rugeroni nº2
12º2
Professor Francisco Gomes
Área de Projecto
Colégio do Amor de Deus

Indíce
Introdução 2
A moda está a uniformizar-se? 3
O que são uniformes? 5
Porquê o uso dos uniformes? 6
História dos uniformes 7
Diferentes tipos de uniformes 8
Uniformes militares 8
Uniformes desportivos 8
Uniformes deempresas (Dress codes) 9
Uniformes de organizações 11
Uniformes escolares 11
Resultados das entrevistas e inquéritos 13
Características que deve ter o uniforme escolar do Colégio do Amor de Deus 15
Anexo 16
Resultados dos inquéritos aos alunos 25
Resultados dos inquéritos aos pais. 28
Ficha técnica do inquérito 32
Bibliografia 33


Introdução
O objectivo final deste trabalho é criar umuniforme para o Colégio do Amor de Deus, um colégio católico, e fazer um estudo sobre a importância dos uniformes nas empresas e escolas, no Colégio Amor de Deus em Particular.
O Colégio Amor de Deus é uma instituição de ensino privada. O Projecto Educativo das Escolas Amor de Deus estrutura-se tendo como ponto fulcral a Identidade e a Qualidade, na medida em que não nasce apenas por imperativoslegais.
Com o objectivo de ficar a conhecer a opinião das diferentes entidades do colégio (pais, alunos, professores) realizámos alguns inquéritos dos quais tirámos diversas conclusões.
Para além disto, procurámos saber as opiniões de especialistas sobre os diferentes tipos de uniformes e em especial os escolares, assim como a história e as vantagens e desvantagens do seu uso.
Criámos ainda umprotótipo de uniforme para o Colégio.

A moda está a uniformizar-se?
Estarão os uniformes na moda? Com este capítulo pretendemos explorar um dos objectivos do nosso trabalho, e para isso tivemos de nos informar para saber as características da moda actual.
“Uns são autênticos escravos, atentos a tudo o que é novidade, e mesmo sentindo-se visivelmente mal dentro do que usam, obedecem estritamente a todosos ditames da moda; outros, ao contrário, permanecem ridiculamente fiéis à moda do seu tempo, não se adaptando a padrões mais modernos.”(in DN Jovem - Maria José Capelo. Estudante).
Partindo deste ponto de vista apercebemo-nos que na moda existem sempre várias opções, a de ser um escravo da moda ou a de nos manter-mos fiéis ao nosso tempo, a de vestirmos um determinado estilo em vez de outro, hásempre mais uma opção. No entanto, estar na moda não implica ter estilo. Há vários factores que nos podem ajudar a compreender esta situação, podemos começar pelo sentido de estética de cada um, todos temos gostos diferentes e até podemos estar na moda, mas se não soubermos jogar com as cores, materiais, texturas, corte e formas, podemos estar a criar um estilo que não está na moda, mas aindaassim, pode ser um estilo próprio.
Há então liberdade de escolha, mas até um certo ponto, isto é , qualquer um tem o direito de definir o seu estilo, não é necessário obedecer tanto á regra. No entanto quando definimos o nosso próprio estilo, sermos diferentes e usarmos produtos diferentes passa a ser mais difícil, tudo é mais parecido e a exclusividade torna-se mais reservada.
Hoje em dia adiversidade está limitada, visto que quando vamos a lojas concorrentes os produtos comercializados são muito semelhantes nas diversas colecções. Porque? Bem, os estilistas definem as tendências das determinadas estações e as marcas limitam-se a produzi-las, o que por consequência todas vão produzir o mesmo para os diferentes estilos, tudo porque alguém o definiu.
Em suma, temos liberdade de escolha até aoponto de definirmos o nosso estilo, há inúmeros estilos diferentes possíveis mas dentro desse mesmo estilo torna-se tudo muito semelhante. Portanto podemos dizer que a moda definida dentro de cada estilo está a uniformizar-se.
O que são uniformes?
Neste capítulo pretendemos chegar a uma definição teórica do que é um uniforme.
A roupa que as pessoas usam para certas ocasiões tem algumas...
tracking img