USO DE UM AGENTE REDUTOR PARA A LIMPEZA DA PRATA METÁLICA ESCURECIDA

549 palavras 3 páginas
USO DE UM AGENTE REDUTOR PARA A LIMPEZA DA PRATA METÁLICA ESCURECIDA
1. Introdução A prata fica escurecida quando entra em contato com materias que contenham enxofre. Como exemplo, se enrolarmos um pedaço de cebola em um utensílio de prata por vários dias, o mesmo ficará escurecido.
É comum observar no ovo cozido uma pequena película esverdeada em torno da gema. Isso se deve ao fato do sulfeto de hidrogênio (H2S) presente da clara, ao ser aquecido, se expande e migra para as regiões mais frias do ovo, no caso, a gema. Lá ele reage com o ferro, formando sulfeto ferroso, de coloração verde.
4 Ag (s) + 2 H2S (g) + O2 (g) → 2 Ag2S (s) + 2 H2O (ℓ)

2. Curiosidade Existem latões revestidos de prata, nestes, pela ação do H2S, eles ficam escurecidos. Para clareá-los novamente, usam-se pastas limpadoras, com abrasivos suaves, que limpam por atrito (lixando). Porém, ao elimina a película escura, acaba a eliminar uma parte do revestimento de prata.

3. Removendo a cor escura Envolve-se o material de prata em folha de alumínio e, em seguida, esse “embrulho” é mergulhado em solução diluída de bicarbonato de sódio (NaHCO3) levemente aquecida. O alumínio é um redutor mais forte que a prata; compare o potencial do alumínio E° (Aℓ³+ / Aℓ °) = - 1,68 V com o da prata E° (Ag+ / Ag°) = +0,80. Assim, o alumínio metálico (Aℓº), que é novamente depositada sobre a superfície do metal, sem ter havido sua efetiva corrosão.
2 Aℓ (s) + 3 Ag2S (s) + 6 H2O (ℓ) → 2 Aℓ (OH)3 (s) + 6 Ag (s) + 3 H2S (g)

4. Como realizar a experiência Uma película de sulfeto de prata (Ag2S) encontra-se depositada sobre a superfície de um utensílio de prata. Isso pode ter ocorrido devido à reação gradual da prata com sulfeto de hidrogênio, pelo contado com derivados e ovos e cebola. A vasilha deve estar forrada com papel alumínio e conter detergente dissolvido em água.
Com a prata imersa no

Relacionados