Uso de plantas medicinais por idoso em cáceres mato grosso – primeira aproximação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO MUNICIPAL
GILCÉIA DO PRADO BARBOSA










USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSO EM CÁCERES MATO GROSSO – PRIMEIRA APROXIMAÇÃO














UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DEPÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO MUNICIPAL


USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSO EM CÁCERES MATO GROSSO – PRIMEIRA APROXIMAÇÃO






Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração, como requisito parcial para elaboração da monografia para conclusão do curso de pós-graduação em Gestão Municipal/ Gestão em Saúde












UNEMAT/UAB

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................04
2. OBJETIVOS .......................................................................................................06
3. JUSTIFICATIVA................................................................................................07
4. REVISÃO TEÓRICA.........................................................................................08
5. METODOLOGIA................................................................................................09
6. CRONOGRAMA................................................................................................15
7.BIBLIOGRAFIA.................................................................................................16
8. ANEXOS.............................................................................................................19


















1- INTRODUÇÃO

Segundo Di Stasi (1996), o uso das espécies de vegetais como forma de tratamento e cura de doenças data do início da civilização. A partir desse momento o homem acordou para a consciência ecomeçou a manusear os recursos naturais para seu benefício. Diversos trabalhos são desenvolvidos com plantas evidenciando seu potencial medicinal, entre eles destacam-se: Guarim Neto (1984); Rizzo et al. (1990); Martins (1995); Amorozo (1996); Pérez et al. (2002); entre outros.
De acordo com Xolocotzy (1983) apud Costa (2002), para analisar as relações estabelecidas entre o homem e as plantas atravésdo tempo e em diferentes locais, é necessário considerar dois fatores determinantes desta relação: o ambiente e a cultura. Complementam essa idéia Barreta apud Pasa (1999), Añez (1998), Faria (1998) entre outros, deve ser realizado um estudo interdisciplinar abrangendo a análise e interpretação do conhecimento, valor cultural, manejo e usos tradicionais dos elementos naturais.
De acordo comMartins & Oliveira (1994), planta medicinal é aquela que contém um ou mais princípios ativos, conferindo-lhe a atividade terapêutica. Algumas dessas substâncias podem ser ou não tóxicas, dependendo da dosagem, forma de uso ou freqüência em que venham a ser utilizada.
Diegues (1996) afirma que o uso de plantas medicinais está relacionado à cultura popular que é transmitida de geração para geração,sendo este conhecimento encontrado nas comunidades tradicionais (ribeirinhas, indígenas, quilombolas, entre outras) e também nas populações contemporâneas.
Usualmente a utilização de plantas medicinais está relacionada à indicação de raizeiros, benzedores, curandeiros, parteiras, e principalmente pelo grupo da terceira idade que detém grande conhecimento a cerca do uso dessas plantas.
No contexto dosaber e da diversidade étnico-cultural, Cáceres apresenta-se como uma cidade rica quanto à heterogeneidade cultural, caracterizada por cidadãos migrantes europeus e afro-descendentes e as populações nativas descendentes de nações indígenas do Pantanal, e ainda os imigrantes bolivianos que vieram para a cidade trabalhar. Estas pessoas, em especial os de origem indígena contribuem de forma...
tracking img