Uso de mapas auto-organizáveis para estimar a quantidade de seqüestro de carbono em uma área a partir de imagens de satélite

10860 palavras 44 páginas
RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de sistema utilizando uma rede neural artificial, do tipo mapas auto-organizáveis, capaz de identificar, em uma imagem de satélite, padrões que representem árvores em um centro urbano, para que depois se conheça a área em metros quadrados e, por fim, a estimativa de seqüestro de carbono na região. Serão vistos alguns conceitos referentes ao seqüestro de carbono, processamento de imagens e a aplicação e arquitetura de redes neurais artificiais, além de descrever um algoritmo de uma rede de Kohonen.

Palavras-chaves: seqüestro de carbono, processamento de imagens, redes neurais artificiais, rede de Kohonen, mapas auto-organizáveis.

1 INTRODUÇÃO

O aquecimento global é bastante discutido na atualidade, principalmente devido às previsões catastróficas de mudanças drásticas do clima. Com isso, os governantes e o cidadão comum começam a ter um grande interesse e preocupação com o tema, o que já traz algumas mudanças no cotidiano. Governos buscando fontes renováveis de energia, empresários preocupados com a questão ambiental na produção de seus produtos e pessoas que escolhem um combustível menos poluentes para seu carro ou até param de consumir carne bovina, pois a criação de gado, além de gerar grandes queimadas para a formação de pasto, produz muito metano, outro inimigo da atmosfera.
Criar um sistema que possa estimar a quantidade de seqüestro de carbono em uma determinada área pode ajudar governos interessados em melhorar a arborização de sua cidade, buscando neutralizar o carbono produzido na mesma, ou até futuros compradores, preocupados com o aquecimento global, a escolher uma determinada casa ou apartamento baseado em sua localização “ecológica”.
Para se calcular o seqüestro de carbono em uma determinada área é necessário um longo estudo e um valor bastante elevado, pois é recomendado um inventário completo de todas as árvores da área.
Existem alguns trabalhos que tratam do tema, como o de Soares &

Relacionados