Uso da madeira e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUTOS DE MADEIRA SÃO BONS PARA O MEIO AMBIENTE


Suponha que a América parasse de cortar suas árvores para produzir madeira serrada, compensado, papel e outros produtos. Teria um efeito ruimou bom em nosso meio ambiente?
Vamos analisar.
O que você usaria como material de construção para casas e móveis, ou papel para livros e artigos de papelarias ( lápis, canetas, papeis, Tc?) Nóssubstituiríamos por aço, alumínio, produtos de alvenaria, ou plástico? Comprar madeira de outros países? Ou daríamos um jeito sem madeira?
Se nós substituíssemos por produtos que não foram feitos demadeira, o meio ambiente seria o grande perdedor. Tais produtos que não são feitos de madeira custam muito para o meio. Os suprimentos de minério e petróleo para sua produção são finitos, uma vezacabados, não há como trazê-los de volta. A madeira, em contrapartida, é um produto renovável de uma sucessão interminável de árvores. Os produtos não produzidos a partir de madeira requerem muito maisenergia para sua fabricação do que madeira: nove vezes mais para produzir uma placa de aço do que uma tábua de madeira, por exemplo. Isto mais tarde esgotará as reservas de combustíveis fósseis ecarvão. Sem mencionar a maior poluição do ar e da água, enquanto contribui no potencial para o aquecimento global por meio do efeito estufa.
A madeira é também o melhor isolador de todos os materiais deconstrução estruturais, com milhões de pequenas células de ar inseridas em sua estrutura celular, formando uma barreia contra o calor e o frio. Uma polegada de madeira é 15 vezes um isolador tãoeficiente quanto concreto, 400 vezes tão eficiente quanto o aço e 1770 vezes tão eficiente quanto o alumínio. Portanto, casas construídas com madeira necessitam de muito menos energia para aquecer eresfriar, além de conservar combustíveis fosseis e carvão.
Além disso, a madeira é reaproveitável, reciclável e biodegradável. Materiais inorgânicos necessitam de drenagens de energia adicionais para a...
tracking img