Uso da madeira na construcao civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Provavelmente, a madeira é o material mais antigo dada a sua disponibilidade e fácil capacidade de manuseio comparando a outros materiais utilizados actualmente.
Para este projecto, que servirá como uma das bases para realizar a monografia que tem como tema “ O uso da Madeira na Indústria da Construção em Moçambique”. Projecto este que tem como problema, porque é que não existemedifícios de até três andares em estruturas de madeiras em Moçambique?
Muitas vezes podemos ouvir expressões como esta “Casa de Madeira não tem resistência”, isto deve-se ao facto, em primeiro de que a população moçambicana não tem a cultura de fazer edificações em estruturas de Madeira, e segundo porque não tem muitos estudos aprofundados de projectos completos de estruturas de madeira.Normalmente num edifício tradicional de betão armado encontramos a madeira na cobertura, nas caixilharias, nos escoramentos e cofragens, partes estas que não são consideradas estruturais num edifício. Muita das vezes gasta-se muita madeira para esses fins, que se formos a considerar um edifício em estruturas de madeira, ao usarmos aquela quantidade de madeira considerada em edifícios em estruturas de betãoarmado poderíamos ter grande parte do material que precisaríamos para toda edificação.
Como uma das justificativas para este trabalho, que o autor pensa que é a mais importante para a escolha deste tema é a seguinte, se realmente o se chegar a conclusão que uma casa em estruturas de madeira é realmente mais barata que uma casa em estruturas tradicionais, este estudo poderá ajudar na escolha dapopulação Moçambicana no que diz respeito a sua habitação.
Este projecto tem como objectivo principal “Mostrar, se um edifício de estruturas de Betão Armado pode ser ou não substituído por um edifício de estruturas de madeira”, isso por causa da sua viabilidade, isto é, deve ter boa resistência, boa durabilidade, menor tempo de execução e o mais importante deve ser mais barato.
Também tem comoobjectivos específicos:
* Fazer o orçamento de duas estruturas, uma de Betão Armado e outra de Madeira;
* Fazer estudos aprofundados de dois tipos de Madeira e escolher um em função da sua resistência, que servirão de objecto de estudo;
* Saber a quantidade de Madeira vendida em alguns locais na cidade de Nampula;
Este estudo não vai focalizar todos os tipos de madeira, vai deMadeiras Coníferas sintetizando dois tipos, a Madeira de Pinho e a de Eucalipto.
Basicamente para sustentar a monografia, o estudo vai se centrar em pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais. Mas para uma maior abrangência e também para uma boa sustentabilidade dos factos vai se fazer entrevistas a comerciantes locais, questionários a Empresas produtoras da matéria-prima, ensaios para que ajudemna recolha de dados mecânicos que ajudem no dimensionamento destas estruturas de madeira.
Primeiramente o trabalho vai fazer aquilo que podemos chamar de uma Raio X na madeira, começando da sua composição, suas propriedades físicas e mecânicas que irão ajudar no dimensionamento dessa estrutura, o seu tratamento que é muito importante na ajuda aos ataques que a madeira sofre, os seus defeitos, suaspatologias e outros temas que serão abordados ao longo do trabalho.
Em seguida, depois de se obter a maioria das todas as características desses dois tipos de Madeira acima referidas, em função das suas características vai se escolher um que tiver as melhores propriedades para o estudo, e essa será o objecto de estudo.
Depois de se ter todos os dados que o autor deste trabalho julgue seremnecessárias, vai se fazer um dimensionamento de um edifício em estruturas de madeira e dimensionamento do mesmo edifício em estruturas de betão armado, para se obter aquilo que é o objectivo geral desta monografia.
Para este projecto, como ainda se esta numa fase muito primitiva vai se falar das madeiras num sentido geral, isto porque ainda não se fez as devidas recolhas de dados das espécies...
tracking img