Usinas nucleares no brasil intro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A energia nuclear não é uma realidade brasileira, porem, é o que mantém o estado do Rio de Janeiro como exportador e não importador de energia com angra 1 e 2além de suas usinas hidrelétricas.
A idéia de começar a usar a energia nuclear veio em 1954 quando, cansado de exportar minério bruto (urânio) para outrospaíses, o Brasil quis aproveitá-lo em prol de seu desenvolvimento. As negociações da tecnologia nuclear começaram em 1960 com a França, porem, não foram proveitosas,tendo o Brasil adquirido seu primeiro reator em 1971, decorrente de um acordo com os EUA em 1965. Durante o governo Geisel, mais especificamente em 1975, foifechado um acordo com a Alemanha no qual eram previstos dez reatores, que inclui Angra 2 e Angra 3(incompleta). O acordo com a Alemanha foi lucrativoprincipalmente do ponto de vista do desenvolvimento do Brasil levando o Brasil a dominar todos os processos da fabricação do combustível nuclear incluindo o enriquecimentode urânio (2004).
Apesar de toda a tecnologia retida pelo Brasil, o pais parece não se importar muito com as usinas nucleares, focando mais nas hidrelétricase no petróleo.
A energia nuclear pode ser uma alternativa em alguns anos para o Brasil mas esta opção não será usada enquanto o Brasil puder utilizar de outrosmeios para conseguir sua energia.
Tendo em vista a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016 as usinas nucleares poderiam ser uma salvação, mas só durante elas,depois as usinas seriam uma forma de exportar energia (se não fossem todas construídas no litoral) mas é mais provável que seja apenas um desperdício de energia.
tracking img