Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SILICOSE DOENÇA PULMONAR OCUPACIONAL NO TRABALHADOR DE MINERAÇÃO

RESUMO: A silicose constitui um grande problema de saúde pública, no Brasil é a

mais antiga e grave doença profissional. É de origem ocupacional sendo provocada por inúmeras substâncias e produtos no local de trabalho, saber determinar o grau de risco e os equipamentos de proteção é muito importante. A silicose livre éresultante do quatzo dentre as patologias pulmonares destacam-se ainda as pneumoconiose e asbestose. A silicose está relacionada com inalação de pequenas partículas e a permanência destas micro partículas no pulmão acabam determinando a doença. As micro partículas atingem o interior do pulmão provocando uma reação inflamatória, a repetição desta inflamação ocasiona a perda de elasticidade pulmonar, naqual acaba formando nódulos pulmonares. A anamnese e os exames clínicos são importantes para diagnosticar esta doença, embora não se tenha cura para a silicose, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar esta doença.
ABSTRACT The silicosis constitutes a great problem of health publishes, in Brazil it is the oldest and serious professional disease. It is of occupational origin being provoked bycountless substances and products in the work place, to know to determine the risk degree and the protection equipments is very important. The free silicosis is resulting from the quatzo among the lung pathologies stand out still the pneumoconiose and asbestose. The silicosis this related with inhalation of small particles and the permanence of these personal computer particles in the lung ends updetermining the disease. The personal computer particles reach the interior of the lung provoking an inflammatory reaction, the repetition of this inflammation causes the loss of lung elasticity, in the which ends up forming lung nodules. The Anamnesis and the clinical exams are important to diagnose this disease, although cure is not had for the silicosis, the prevention is still the best form ofavoiding this disease.

PALAVRAS – CHAVE: doença pulmonar ocupacional. silicose. KEY- WORDS: occupational lung disease. silicosis.

1

Graduando do curso de Enfermagem UNIANDRADE. Especialista em Enfermagem do trabalho, e Enfermagem Obstétrica pela

2

UNIVALI.

INTRODUÇÃO No Brasil, as doenças profissionais e os acidentes de trabalho constituem um grande problema de saúde pública. Asilicose é a mais antiga e grave doença ocupacional conhecida, ocorre em indivíduos que inalaram pó de sílica durante muitos anos. A sílica é o principal constituinte da areia, e, por essa razão, a exposição a essa substância é comum entre os trabalhadores de mineração, os cortadores de arenito e de granito, os operários de fundições e os ceramistas. Normalmente, os sintomas manifestam-se somenteapós vinte a trinta anos de exposição ao pó. No entanto, em ocupações que envolvem a utilização de jatos de areia, a escavação de túneis e a produção de sabões abrasivos, que produzem em quantidades elevadas de pó de sílica, os sintomas podem ocorrer em menos de dez anos. Existem históricos registrados, a cerca de dois mil anos, do uso de máscaras por trabalhadores que buscavam proteção contra aspoeiras de sílicas consideradas perigosas, foi observado que a mistura da poeira com o ar, ocasionava um comprometimento pulmonar. Assim, umidificação e ventilação no interior das minas diminuem a quantidade de poeira no ar, reconhecida como causas de doenças pulmonares, sendo comum em certas minas a tosse e dispnéia. Para BRASIL(1978) “As operações de perfuração ou corte devem ser realizados porprocessos umidificados para evitar a dispersão da poeira no ambiente de trabalho”. Conforme a segurança e saúde ocupacional na mineração. Atualmente em países desenvolvidos, a legislação inclui severas regras de profilaxia atuando com fiscalização, as pneumoconioses mais estudadas são as dos minérios de carvão, principalmente na diminuição do teor de poeiras respiráveis. Para Silva (1988,...
tracking img