Usina itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução
Usina de Itaipu
A Importância da Obra
Etapas Construtivas
Operação
Conclusão
Referências Bibliográficas
Anexo

Introdução

Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. O nomeItaipu é uma palavra de origem tupi-guarani que significa "pedra que canta", através da junção de itá = pedra e ipo'ú = cantora, ou então "barulho do rio da pedra", através da junção de itá (pedra), 'y (água, rio), e pu (barulho). Era o nome da pequena ilha que havia no atual local da usina, antes da obra.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no RioParaná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo. Seu nome, que na língua guarani significa "a pedra que canta", faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da obra. Para efetivar o projeto da proporção da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram necessários vários anos de discussões enegociações com o intuito de estabelecer uma equivalência quanto ao benefício comum para as duas nações. Vamos abordar sobre a importância da obra, suas etapas construtivas, desenvolvimento e operações.

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. No ano de 2008, ausina atingiu seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo noventa por cento da energia consumida pelo Paraguai e dezenove por cento da energia consumida pelo Brasil. Esta usina Hidrelétrica de Itaipu completou 38 anos no dia 17/05/2012 que se tornou a recordista mundial em geração de uma energia bem limpa e renovável.
A Usina de Itaipu é resultado de intensasnegociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de julho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta de interesse mútuo para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do RioIguaçu". O Tratado que deu origem à usina foi assinado em 1973. Os termos do tratado, que expira em 2023, têm sido objeto de descontentamento generalizado por parte do Paraguai. Em julho de 2009, houve uma renegociação do Tratado de Itaipu, pela qual o Brasil aceitou passar a pagar o triplo do que pagava ao Paraguai pelo direito de uso da eletricidade produzida por Itaipu. O direito de uso é umexcedente ao preço da energia que é pago diretamente ao governo paraguaio, ou seja não pode ser deduzido da dívida assumida pelo Paraguai. No total, entretanto o preço total da energia subiu de US$ 45,31 por MWh para US$ 50,93 por MWh. Por esse acordo também, o Brasil passou a permitir que o excedente da energia paraguaia seja vendido diretamente às empresas brasileiras, se assim preferirem osparaguaios.
A barragem é a maior unidade operacional hidrelétrica em termos de geração de energia anual, gerando 91,6 TWh em 2009, enquanto a geração de energia anual da Barragem das Três Gargantas, na China, foi de 79,4 TWh em 2009.[2] Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150...
tracking img