Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula
Matéria - Ciências
Conteúdo - As partes das plantas
Duração: 1 hora/aula

Objetivo
Levar o aluno a reconhecer as partes plantas, bem como suas utilidades.
Metodologia
Expor a aula através de desenho de uma árvore feita de E.V.A, ( raiz, caule, folhas ,flores e frutos) para que eles identifiquem as partes das plantas.
Desenvolvimento da aula
Iniciar a aulaperguntando a todos quem conhece uma plantinha, em seguida apresentar o tema da aula aos alunos, e explicar que iremos trabalhar com as partes das plantas. No segundo momento apresentar as partes das plantas feitas em E.V.A e pedir para que eles a nomeiem. Após os alunos darem os nomes as partes das plantas, ir montando as partes no quadro, mas deixe que os alunos as diga onde deverão coloca-las para que aplanta fique montada corretamente. Nesta aula pode trabalhar as cores também.
Após terminar de montar a planta no quadro, explicar aos alunos a função de cada parte das plantas.
A raiz: normalmente fica dentro do solo. Ela serve para fixar a planta no solo e dela tira o seu alimento que é água e sais minerais.
O caule: geralmente se encontra acima do solo. Ela sustenta as flores e os frutos.Conduz aseiva ( ou seja os nutrientes necessários) da raiz para as folhas e das folhas para a raiz.
As folhas: Elas têm a função de produzir alimento para a planta através da fotossíntese e realiza a respiração através das trocas de gases, ou seja, durante o dia elas respiram o gás carbônico e expiram oxigênio e a noite inverte o processo.
Flores: São os órgãos da planta responsável pelareprodução. Dentro da flor começa a vida de muitas plantas.
Frutos: eles guardam as sementes para gerar novos frutos quando apropriados em ambiente favorável.Existem frutos de diversos tamanhos e formas.
Entregar aos alunos uma atividade com as partes das plantas para que eles pintem.

Avaliação: Propor pequenas atividades através de caça – palavras com as partes das plantas, pinturas de desenhos.ATIVIDADES

QUEM SOU?
SOU UMA PLANTA, UM SER VIVO E SOU DIVIDIDA EM 5 PARTES:
RAIZ
CAULE
FOLHA
FLOR
FRUTO
ESTAS SÃO AS PARTES DAS PLANTAS, QUE SOU EU.

1-DESENHE UMA ÁRVORE BEM BONITA COM TODAS AS PARTES DELA.



























2- ENCONTRE NO CAÇA – PALAVRAS AS PARTES DAS PLANTAS.

F R U T O
C A U L E
R I X Y W
O Z J G D
L A B C D
F O L H A3- COMPLETE COM AS LETRAS QUE FALTAM

R A I Z
I
A


C A U L E
A L
C E

F O L H A
O A
F H

F L O R
L
R

F R U T O
R
T



Plano de aula

Matéria:Ciências
Conteúdo: Qualidade das plantas, plantas comestíveis para o ser humano.

Duração: 1 hora/aula

Objetivo Levar o aluno a reconhecer as diferentes plantas que são comestíveis ao serhumano e as vantagens para o nosso organismo.

Metodologia
Aula realizada através de recortes de imagens para explicação da diferença de plantas comestíveis das plantas não comestíveis. Os tipos de plantas que os alunos identificam no seu dia a dia.

Desenvolvimento da aula

Começar a aula relembrando das partes das plantas da aula passada, em seguida explicar que hoje os alunosestudarão sobre as plantas comestíveis. Dividir os alunos em pequenos grupos e entregar a eles revistas para recortes de imagens de plantas comestíveis ou seja fotos de frutas, verduras e legumes. Com isso, as crianças irão reconhecer que as saladas que a mamãe faz constituem-se de parte de plantas. As crianças deverão, com a ajuda do professor, recortar exemplos de plantas comestíveis para que sejamontado um mural coletivo com os exemplos recolhidos por todos os colegas.
A medida que os alunos vão encontrando as imagens, perguntar se todos conhecem e como é chamado esta planta. Explicar aos alunos que existem plantas comestíveis que são formadas na raiz como: mandioca, batata doce, cenoura, beterraba etc; plantas comestíveis que são as folhas: alface, almeirão, couve, espinafre etc.; e as...
tracking img