Uruguai - musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ritmos musicais

A cultura uruguaia foi fortemente influenciada pela cultura europeia e tem três ritmos musicais característicos. São eles:
- Tango: é influencia de tradições dos ritmos africanos e fruto dos instrumentos de ritmos europeus com crioulos. O tango é uma dança típica do Uruguai e nasceu nesse país no século XX, especialmente da região do Rio da Prata, que se localiza na capital dopaís (Montevidéu), sendo o mais famoso La Cumpararsita, escrito em 1.901. A Palavra Tango apareceu em 1836 no “Diccionario Provincial de Voces Cubanas” definindo o tango como “a reunião de negros para dançar ao som de seus tambores e atabaques”, remetendo a ideia de que a palavra “tango” vem de “tambor”. O tango é caracterizado por ser um ritmo sensual e dançado por um homem e uma mulher,marcado por passos fortes e roupas sensuais, principalmente da mulher. Alguns elementos como uma rosa vermelha ou um lenço aparecem durante as coreografias dançadas à um ritmo marcante e cores como o preto, branco e vermelho. Geralmente o tango relata uma briga dramática do casal.Apesar do tango argentino ser o mais conhecido, o Uruguai é considerado um país que originou esse ritmo. O uruguaioconhecido por criar o hino dos tangos é Geraldo Mattos Rodríguez, que escreveu La Cumpararsita e o maior intérprete da historia do tango é Carlos Gardel, também uruguaio.
Geraldo Mattos Rodríguez, que escreveu La Cumpararsita (Fonte: propuesta.com.uy)
Carlos Gardel, maior intérprete da história do tango (Fonte: oxdopoema.blogspot.com)
Tango dançado por um homem e uma mulher. Atenção às cores,decotes das roupas e o passo sensual. (Fonte: noticias.sapo.ao) Bar no Uruguai onde as pessoas vão para beber e assistir o Tango (fonte: uruguaiturismo.com)

- Candombe: O folclore uruguaio (folklore) apresenta diferentes manifestações. Algumas têm origem no campo e outras, como o candombe, tem origem africana é baseada em percussão . Durante o carnaval grupos se formam ao redor de uma bateriade tambores que vão ao longo das ruas de Montevidéu e no Desfile de “Llamadas”, um evento onde ao ritmo do tambor, evoca-se o encontro dos negros escravos que se reuniam fora da cidade no século XIX. É um espetáculo marcado por cores vibrantes e ritmo persistente e obsessivo. Dançarinos jovens e os bastoneiros se fantasiam de personagens como “gramilleros” e “mamás-viejas” que são velhos evelhas típicos e dançam coreografias ensaiadas durante o ano. Homens como Anselmo Grau e Jose Carbajal foram compositores e grandes influentes nesse ritmo.
Desfile de Candombe na rua (fonte: candombe.com)
“Gramilleros” e “mamás-viejas” (Fonte: elacontecer.com.uy)
Crianças fantasiadas de “gramilleros” e “mamás-viejas” (fonte: derivera.com.uy)
Anselmo Grau (Fonte: myspace.com)
Jose Carbajal(Fonte: lastfm.es)

-Murga: a murga é originária da Espanha e chegou ao Uruguai em 1909 por um grupo de opereta. Alguns grupos formavam a murga “La Gaditana” e passavam pelas ruas pedindo dinheiro para patrocinar suas apresentações. Como não tiveram muito sucesso, a palavra “murga” começou a ser usada para denominar alguns conjuntos que já existiam desde o século XIX que foram evoluindo em suamúsica agregando elementos do candombe e outros ritmos. É um ritmo com forte aspecto teatral influenciado pelo carnaval de Veneza e a Comédia da arte. Dizem que a murga é a manifestação mais intimamente ligada ao coração dos uruguaios. Costuma ser apresentada no carnaval por um coro entre 13 e 17 homens e mulheres que cantam acompanhados do bombo, dos pratos e do baterista. As temáticas sãorepresentações do que ocorreu no país durante aquele ano com tom político e crítico. Os murguistas pintam suas caras e se vestem com fantasias originais. A murga também influenciou outros ritmos, tocados pelos solistas uruguaios Jaime Roos e Canario Luna.

Cantores da murga fantasiados (Fonte: prensapuradigital.com.ar)

Detalhe na vestimenta característica desse ritmo: rostos pintados (Fonte:...
tracking img