URGEMERG

5104 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO

Existem doenças que acometem, limitam e expõem o paciente. É necessário analisá-las para tomar medidas que ofereçam uma melhor forma de viver. O diabetes é uma doença distinta, porém tratável, com importante interação, envolvimento e vontade da família no processo de melhoras. Veremos qual o melhor tratamento, o diagnostico, sintomas da doença e principalmente, quais os cuidados indispensáveis para o bem estar e da pessoa com diabetes.

DIABETES MELLITUS (DM)

1 CONCEITO E ORIGEM O termo diabetes foi cunhado lá pelo ano 70, na Grécia antiga, quando Areteu da Capadócia descreveu a doença pela primeira vez. Ele comparou o funcionamento do organismo desses pacientes a um sifão, o significado da palavra grega: comiam e bebiam muito, mas toda a energia que entrava pela boca ia embora literalmente pelo ralo com o excesso de urina. Já mellitus foi incorporado bem mais tarde. Em 1670 o médico inglês Thomas Willis provou a urina de indivíduos que apresentavam sintomas parecidos e descobriu que ela era muito doce. Quase dois séculos depois, em 1815, o químico francês M. Chevreul demonstrou que o açúcar dos diabéticos era glicose. Daí os médicos começaram a experimentar a urina de quem tinha suspeitas da doença. Ela foi batizada então de diabetes açucarada ou diabetes mellitus, palavra de origem latina que quer dizer mel ou adocicado.
Sinônimos: Diabetes, hiperglicemia.
Nomes populares: Glicose no sangue aumento de glicose.
Valor normal da glicose no sangue: 70mg/dl a 110 mg/dl.
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Relacionados