URBANISMOIII FINAL

1900 palavras 8 páginas
GRUPO: AGNA MELO
FLÁVIO ROBERTO
CLEYTON ALISSON
NATAIANE FLORÊNCIO
RAYANNE PORTO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a análise dos bairros Divinópolis, Centenário, São Francisco e Nossa Senhora das Dores localizados em Caruaru- PE. Com as informações retiradas a partir dos estudos feitos durante a disciplina de Projeto de Urbanismo III e a partir disso fazer o diagnostico da mobilidade e do sistema viário da área estudada.
Durante a disciplina, a percepção das condições urbanas foi de extrema importância para analise das áreas de estudo; os temas abordados foram à morfologia do sistema viário (Mapa 01), sentido das vias (Mapa 02) , faixas de rolamento (Mapa 03), hierarquia das ruas (Mapa 04) e zonas de conflito à mobilidade urbana. Entende-se o último tema citado acima como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. Onde a cidade deve proporcionar uma mobilidade à população, as condições necessárias para o deslocamento das pessoas independentemente do meio usado.

Mapa 01 – Sistema Viário

Mapa 02 – Sentido das Vias

Mapa 03 – Faixas de Rolamentos

Mapa 04 – Hierarquia das Ruas

A acessibilidade, que é outro elemento essencial para a mobilidade de uma cidade, pois os portadores de necessidade especiais estão demandando uma grande atenção no que se diz respeito á tornar as cidades lugares mais acessíveis, mas geralmente estas medidas não são atendidas de forma correta se tornando ineficazes. Em resumo, deve-se ter um plano bem definido e estruturado de como se dará o fluxo nas ruas e avenidas das cidades e acima de tudo, dar qualidade e mais conforto no deslocamento das pessoas. Por fim, levando em consideração todos esses conceitos analisados, o estudo vai proporcionar um diagnóstico sobre todas essas condições e se a área atende ou não as condições

Relacionados

  • A definir
    90341 palavras | 362 páginas