Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Wa - Ssoc - Sem 01 - Unidade 01 - Ética, Política e Sociedade
Página1
WEB AULA 1
-------------------------------------------------
Unidade 1 – Ética, Política e Sociedade
 
Um dilema ético
Em outubro de 1972 um avião bimotor levava um grupo de jogadores de Rugby do Uruguai para o Chile sobrevoando a Cordilheira dos Andes. No avião iam 45 pessoas. Por conta das instabilidades políticas queo Chile passava na época, o avião carregava bastante alimento. Contudo, por conta do mal tempo, os pilotos se mostravam relutantes em decolar. O que fazer? Partir em direção ao destino ou aguardar o tempo melhorar?
Sobrevoando a cordilheira dos Andes, os passageiros receberam o aviso de atar os cintos. Poucos, no entanto, se importaram o suficiente com o que estava acontecendo do lado de fora daaeronave. A paz foi quebrada repentinamente por gritos de desespero na cabine do piloto: “Mais potência! Mais potência!”. Depois de uma queda brusca, o choque foi inevitável – o avião colidiu com uma montanha coberta de neve. Seguiu-se uma explosão. A neve passou a invadir o avião junto com o vento gelado. Haviam corpos e destroços por toda a parte, numa região de difícil acesso, a 4 mil metros dealtitude e uma temperatura de 15 graus negativos.
O que se seguiu foi um drama que virou tema de filme e livros. Os passageiros, em nome da sobrevivência, consomem todo o alimento e, por conta da demora no resgate, tomaram uma decisão dura: passaram a comer a carne dos colegas que morreram. O resgate apareceu depois de 72 dias de busca e encontrou 16 sobreviventes do desastre aéreo.
O dramaaéreo que foi narrado nos deixa muitas perguntas para pensar: O que você faria numa situação como esta? O que eles fizeram foi certo? Até que ponto você iria em nome da sobrevivência? Estas questões nos mostram que as decisões são dirigidas por algum tipo de parâmetro, que serve como guia para nossas decisões. Quais são estes parâmetros?
Concepção e distinção de ética e moral
Para respondermos estapergunta precisamos entender o que é Ética e Moral. Vamos pensar no seguinte:
* Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele está cometendo uma falha porque não está sendo imparcial – como deve ser a conduta e ação dos árbitros de futebol. Bem, mas eu pergunto: O juiz está faltando com a ética ou com a moral?
* Quando umpolítico desvia verbas que deveriam ser empregadas em benefícios públicos, está sendo antiético? Imoral ou amoral? Ter ou não ter ética! Eis a questão! Ser ou não ser moral eis outra questão!
-------------------------------------------------
Saiba Mais: MORAL É UM CONJUNTO DE REGRAS ASSUMIDAS E ACEITAS, LIVRES E CONSCIENTEMENTE PELOS INDIVÍDUOS PARA ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO SOCIAL, SEGUNDO OSVALORES DO BEM E DO MAL.
Você já percebeu que existe um jeito certo de vestir-se, comer ou comportar-se? O que é certo e errado, no entanto, varia de lugar para lugar e tem a ver com o que vamos chamar de moral. Observe estas fotos e isto fará mais sentido!
Wa - Ssoc - Sem 01 - Unidade 01 - Ética, Política e Sociedade
Página2
A moral responde à pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjuntodos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos). Quando nascemos, este mundo já estava construído e passamos grande parte da nossa vida aprendendo suas regras. Pare agora e observe um pouco as pessoas que estão ao seu redor. Repare no corte de cabelo, nas roupas... Perceba quenão é por acaso que homens não usam saias e mulheres não costumam raspar a cabeça. Mas, na verdade, o motivo pelo qual isso não acontece não tem a ver com meu gosto pessoal. Por mais incrível que isso possa parecer, o motivo pelo qual os homens não estão de saia na rua e as mulheres fazendo filas para raspar a cabeça está na moral aceita pela minha sociedade que entende que cabeças raspadas...
tracking img