Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de graduação Serviço social

equipe: Gerlany Cecília de oliveira, josenildo vicente da silva, LUcinalva maria campos gama e maria betania texeira lira

produção textual interdisciplinar grupo

“A compreensão e a aplicação do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro junto as Políticas Sociais – A realidade local”.

Palmares
2012Equipe: Gerlany Cecília de oliveira, josenildo vicente da silva, LUcinalva maria campos gama e maria betania texeira lira

produção textual interdisciplinar grupo

“A compreensão e a aplicação do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro junto as Políticas Sociais – A realidade local”.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina de Ética e Legislação Profissional, Politicas Sociais I, Oficinas de Formação – Instrumentalidade do SSOC, Fundamentos Metodológicos do SSOC IV. Solicitada pelos Prof:

Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Amanda Bozza e Paulo Aragão.

Palmares
2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos relatar um pouco sobre o serviço de um Assistente Social, sua atuação,seus métodos de trabalhos, sua postura e satisfação mediante os tantos problemas encontrado no sei dia-a-dia, como profissional no ramo da assistência social. Seu local de trabalho, como surgiu o mesmo, em outras palavras vamos fazer um breve histórico desse ramo de atividade no setor escolhido.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Para darmos inicio a essa entrevista procuramos um agentede serviço social do nosso bairro o Senhor José Ailton de Albuquerque Barbosa Junior, que atua a na área da saúde, no PFS. Ou em outras palavras no posto de saúde do nosso bairro, denominado Santa Luzia, situado no Centro Social Urbano, logo depois da creche Violeta Griz. Um centro gerenciado pela Prefeitura Municipal dos Palmares, atendendo a população de baixa renda que não podem pagar umaconsulta particular, o mesmo funciona hoje com 10 funcionários nas diversas funções. Onde cinco deles atuam na área de Assistente Social. Por dia são atendidos cerca de 50 usuários, que vão ao posto ou são atendidos em casa mesmo pelos Gentes Sociais, que fazem visitas periódicas nas diversas residências do nosso bairro procurando saber como estão vivendo e o que está acontecendo ou o que poderia mudaou melhorar naquele bairro.
Esse posto de Saúde foi fundado em 1970, com o intuito de poder dar uma melhor condição de vida digna a população desse bairro, que tanto sofria com a falta de um posto de Saúde, onde todos que desejassem receber uma orientação ou um atendimento médico eram forçados a ir a outro bairro para assim o fazer. Com o surgimento do citado posto muita coisa veio a melhorarpara aquela população tão sofrida, pois a partir da sua implantação, eles passaram a receber atendimento médico nos diversos âmbitos da saúde como: consulta médica, dentista, primeiros socorros, visitas domiciliares pelos Agentes Sociais, marcação de consultas por telefone em casa, etc.
Hoje são atendidos no posto cerca de 100 pessoas diárias, tanto pelos nossos agentes que saem de residências eresidências, em busca daqueles mais idosos que não podem ou não tem mais condições de se locomoverem, esses são atendidos pelos agentes que com muito amor e carinho fazem da sua professarão uma verdadeira corrente para o bem.
Mais nem sempre é tudo flores, muita coisa já mudou desde a sua fundação até os dias de hoje, as constantes mudanças governamentais, tem dificultado um pouco a nossa atuaçãopelas falta de recursos adequados, uns deles dão prioridade a saúde outros não estão nem a ir, mais antes tiram os recursos e desviam para outros setores, deixando agente numa calça justa. Mais quando os governantes atuam realmente como si deve tudo melhorar, pois com as condições necessárias podemos oferecer um melhor atendimento a nossa população carente. Os serviços prestados dês da sua...
tracking img