Unopar.analise de sistemas2.unidade2

1277 palavras 6 páginas
Web Aula 01
Construindo o Diagrama de Sequência
Antes de criarmos o diagrama de sequência, teremos que criar alguns componentes que fazem parte dele, e esses são: atores e classes. Para esse diagrama é importante que, ao criar as classes, já sejam definidos seus métodos, pois o diagrama utiliza-se destes para o controle no envio das mensagens.
Vamos ver o exemplo de um dos casos de uso do sistema: o Controlar Veículo. Esse caso de uso tem a finalidade de incluir, excluir, carregar, alterar, listar e consultar os dados referentes aos veículos da empresa. Assim, esse caso de uso é executado pelo vendedor da loja. Então, vamos dar início ao nosso diagrama:
1º Passo: Na pasta atores, clicar com o botão direito do mouse, selecione o menu Create Model, e logo após selecione a opção "Add Actor". Um novo ator será adicionado à pasta e o nome dele deve ser alterado para Vendedor.
[pic]
Figura 23: Adicionando atores ao projeto
2º Passo: Criação das classes. Na pasta classes, clicar com o botão direito do mouse, selecione o menu Create Model e logo após selecione a opção "Add class". Com isso, iremos criar a primeira classe do nosso diagrama. Para a representação do diagrama de sequência, do caso de uso controlar veículo, são necessárias duas classes: Veiculo e Diferenciais. (Sem acento e com as iniciais maiúsculas).
[pic]
Figura 24: Adicionando classes ao projeto
3º Passo: Adicionar métodos das classes. Para que possamos criar o diagrama de sequência é necessário que os métodos de cada classe estejam definidos. Para adicionar um método a uma classe, existem duas formas: • Clicar com o botão direito do mouse sobre a classe (na estrutura do projeto: arquitetura), selecionar o menu Create Model. Em seguida selecionar a opção Add Operation. • Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a classe, e, em seguida, no menu de propriedades da classe, selecionar a aba operation. Em operation clicar em Add. • Adicionar os seguintes métodos às classes:

Relacionados